Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-02-2015

Brasil começa 2015 com deficit na balança comercial
A balança comercial – diferença entre exportações e importações – encerrou o mês de janeiro com deficit de 3,174 bilhões de dólares (cerca de 8,6 bilhões de reais), anunciou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), nesta segu
Brasil começa 2015 com deficit na balança comercial
Foto: noticias.terra.com.br

No primeiro mês de 2015, as vendas ao exterior trouxeram 13,7 bilhões de dólares (cerca de 37 bilhões de reais), enquanto as compras somaram a quantia de 16,9 bilhões de dólares (cerca de 45 bilhões de reais).

"Isso se explica pelo baixo movimento de exportação por conta de menor atividade devido a férias coletivas e entressafra. Por outro lado, na importação, é possível verificar um movimento de recomposição de estoques no mês", explicou o secretário do MDIC, Daniel Godinho.

Este foi o quarto ano consecutivo no qual a balança comercial tem saldo negativo em janeiro. Em comparação ao mesmo período de 2014, houve uma queda de 10,4% nas exportações e de 12% nas importações, segundo os dados divulgados pelo MDIC. No entanto, em janeiro do ano passado, o saldo havia sido ainda pior: deficit de 4,1 bilhões de dólares (cerca de 11 bilhões de reais).

Ainda em comparação ao mês de janeiro de 2014, a principal queda nas exportações ocorreu nos produtos manufaturados: 14,6%. Além disso, o ministério destacou a queda de 58% nas exportações de automóveis, especialmente para a Argentina.

Nas vendas de produtos básicos, o recuo foi de 11,1%, com destaque para a queda de 49,5% no minério de ferro, cujos preços despencaram no mercado internacional no último ano. E nos semimanufaturados, as vendas cresceram 3,1%.

Já pelo lado das importações, destaque para a queda na compra de combustíveis e lubrificantes (28,4%), tanto pela redução no preço como pela menor quantidade, e de bens de consumo (14,2%).

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir