Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-02-2015

Guerrero anulado? Tite confia em mais "heróis" para decidir
O elenco e o técnico do Once Caldas já deixaram claro qual o maior temor do time colombiano para o confronto desta quarta-feira contra o Corinthians, em São Paulo, pela fase preliminar da Copa Libertadores: Paolo Guerrero. O centroavante peruano é o jogad
Guerrero anulado? Tite confia em mais
Foto: esportes.terra.com.br

"Contra o Marília (vitória por 3 a 0 no domingo, pelo Campeonato Paulista), foi muita marcação no Guerrero. Eu disse no intervalo que ia sobrar espaço para outro. Futebol é assim, é participativo. Jadson deu assistência para o Emerson, Renato (Augusto) fez um gol, Elias fez quase igual... se ficar centralizado em um jogador só, vai abrir para outro. A gente divide essas ações ofensivas, elas ficam com uma força grande", disse Tite.

Os números mostram, porém, que a dependência do Corinthians em relação a Guerrero é grande. No Campeonato Brasileiro do ano passado, o peruano foi o artilheiro do time com 12 gols – praticamente 25% dos 49 gols marcados pela equipe na competição. Com ele em campo, o time conquistou 61,9% dos pontos disputados, o que seria suficiente para passar o São Paulo e terminar com o vice-campeonato, atrás apenas do Cruzeiro. Sem ele, o número cai para 56,6%.

A situação é ainda mais complicada pela falta de um reserva de destaque no elenco corintiano. Dos outros seis atacantes no elenco principal, nenhum tem as características de Guerrero. Nomes como Emerson, Romero e o garoto Tocantins até podem "quebrar um galho" como referência na frente, enquanto Mendoza, Malcom e Luciano atuam mais fora da área. No passado, meias como Danilo e Renato Augusto já tiveram que exercer a função de centroavante na ausência do artilheiro.

Tite sabe que é impossível repor a capacidade goleadora do camisa 9 – são 45 bolas na rede em 113 jogos com a camisa do Corinthians, uma média de 0,4 gol por jogo. Resta torcer para que o peruano consiga criar espaços e jogadas mesmo com uma provável marcação cerrada do Once Caldas – e que os "coadjuvantes" corintianos, ao menos no quesito gol, estejam inspirados na quarta-feira.

Fonte: esportes.terra.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir