Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-02-2015

China corta taxa de compulsório de bancos para impulsionar c
O banco central da China cortou o volume de dinheiro que os bancos devem manter como reservas nesta quarta-feira, o primeiro corte abrangente para o setor desde maio de 2012, dando mais liquidez à segunda maior economia do mundo para ajudar a impulsionar
China corta taxa de compulsório de bancos para impulsionar c
Foto:

O BC chinês reduziu a taxa de compulsório para todos os bancos comerciais em 0,5 ponto percentual. Isso levará a taxa de compulsório para grandes bancos chineses a 19,5 por cento, ante 20 por cento.

A redução entrará em vigor na quinta-feira, disse o banco central num comunicado em seu website www.pbc.gov.cn.

A China cortou a taxa de compulsório para alguns bancos no ano passado, mas esta foi a primeira mudança generalizada na taxa desde um corte de 0,5 ponto percentual feito em maio de 2012.

A medida vem após o banco central anunciar um corte inesperado nas taxa de juros referencial em novembro, depois de uma série de dados mostrando que a economia está perdendo ímpeto.

O crescimento econômico da China desacelerou para 7,4 por cento em 2014, nível mais fraco em 24 anos, ante 7,7 por cento em 2013.

A economia enfrenta dificuldades em 2015 já que persiste uma desaceleração no mercado imobiliário ao mesmo tempo em que companhias continuarão a enfrentar dificuldades para pagar dívidas e a demanda por exportação pode permanecer errática.

(Por Judy Hua, Kevin Yao e Koh Gui Qing)

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir