Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-02-2015

Produção industrial fecha ano de 2014 com queda de 3,2%
Esse foi o pior resultado registrado desde 2009, segundo o IBGE. No ano passado, números foram negativos em quase todos os setores.
Produção industrial fecha ano de 2014 com queda de 3,2%
Foto: g1.globo.com

A produção industrial recuou 2,8% em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior e fechou 2014 com queda de 3,2%. Segundo o IBGE, esse foi o pior resultado desde 2009, quando a indústria encolheu 7% por causa do impacto da crise imobiliária nos Estados Unidos.
No ano passado, a fabricação de todos os tipos de bens foi menor. Os piores desempenhos foram na produção de bens de capital, que são as máquinas e equipamentos, e de bens de consumo duráveis, como automóveis e eletrodomésticos. Nesse caso, a queda foi de 9,2%.
Em 2014, os números foram negativos em quase todos os setores, mas a indústria automobilística chama mais a atenção não só pela queda de 16,8%. na produção de veículos automotores, mas principalmente porque, se as coisas tão ruins para as montadoras, também ficam assim para toda a cadeia produtiva. Ou seja, para os fornecedores dos inúmeros componentes usados na fabricação de um veículo.
Assim, no ano passado, a metalurgia despencou 7%, a mesma proporção de queda da produção de equipamentos elétricos. Já a fabricação de produtos de metal recuou quase 10%. Em dezembro, vieram as férias coletivas nas montadoras e, com as vendas em baixa, vieram as demissões.
E o pior é que as previsões para 2015 não são lá muito animadoras, e isso não apenas na indústria automobilística.
"Para arrumar a casa toda vai levar mais do que um ano. Por que mais do que um ano? Porque você adicionou aos ajustes que estão sendo feitos em política monetária, em política fiscal e política cambial, racionamento de água, racionamento de energia e crise na Petrobras, que são três coisas por si só que não vão se resolver em um ano apenas", aponta Sérgio Valle, economista da MB Associados.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir