Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-02-2015

Grupo realiza protesto após morte de estudante em Santos, no
Manifestação ocorreu nesta sexta (6) e foi marcada pelas redes sociais. Matheus Demétrio Soares, de 19 anos, foi morto em frente a universidade.
Grupo realiza protesto após morte de estudante em Santos, no
Foto: g1.globo.com

Um grupo de aproximadamente cem pessoas realizou um protesto na noite desta sexta-feira (6) em Santos, no litoral de São Paulo, nas proximidades da Universidade Santa Cecília (Unisanta). A manifestação por mais segurança no local, marcada por meio das redes sociais, foi motivada pela morte do estudante Matheus Demétrio Soares, de 19 anos, assassinado na frente da unidade de ensino na terça-feira (3).
O jovem cursava o 2° ano de Sistemas da Informação. Ele foi alvo de um disparo pelas costas na Rua Oswaldo Cruz, no bairro Boqueirão, em frente às dependências da universidade. Viaturas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram deslocadas até o local para prestar atendimento, mas não houve tempo para o resgate. O jovem não resistiu e morreu.

Mesmo sob uma forte chuva, o grupo, formado em sua maioria por estudantes, pediu mais segurança nas ruas próximas à unidade. Com o trânsito bloqueado, as pessoas fizeram uma oração e colocaram balões brancos em frente ao local onde Matheus foi morto. Alguns familiares participaram do ato, mas não quiseram falar com a imprensa.
Na tarde de sexta-feira, a Prefeitura de Santos, em conjunto com as polícias Militar e Civil, anunciou que planeja criar uma Força Tarefa para tentar coibir a ação de criminosos nos arredores das universidades do município.
Retrato falado
A Delegacia de Investigações gerais (DIG) divulgou, na quinta-feira (5), o retrato falado do suspeito de ter atirado e matado Matheus. Ele foi feito baseado no relato de três pessoas que estavam no local no momento do disparo.

A polícia já ouviu mais de dez testemunhas e, apesar de ter descartado logo no início um possível latrocínio – roubo seguido de morte –, a real motivação do crime ainda não é conhecida. "Várias pessoas já foram ouvidas, mas sem a identificação de quem praticou o crime, fica difícil apontar a motivação. É prematuro elaborar a linha A, B ou C. Trabalhamos com várias hipóteses. Acreditamos que o retrato falado poderá ajudar o trabalho de campo, junto com a análise das imagens que foram colhidas", comenta o delegado da DIG.
O retrato foi elaborado por um especialista do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da capital paulista. A polícia espera a cooperação da população para chegar ao suspeito. "Com esse retrato falado, esperamos contar com a ajuda de pessoas que possam ter algum tipo de informação a respeito. O suspeito tem de 1,70m a 1,75m, é moreno escuro e tem entre 19 e 22 anos, aproximadamente", conclui Lara.

As pessoas que tiverem algum tipo de informação sobre o possível autor do disparo que matou o estudante podem ligar para os telefones 3228-6444 ou 3228-6401. Outra opção é o número 181, do Disque Denúncia. Não é preciso se identificar.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir