Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-02-2015

Mês de janeiro registra a maior inflação mensal em quase 12
IPCA teve alta de 1,24%, bem acima da variação de dezembro. Foi o 6º mês com taxa acima de 6,5%, teto da meta do Banco Central.
Mês de janeiro registra a maior inflação mensal em quase 12
Foto: g1.globo.com

Janeiro teve a maior inflação mensal em quase 12 anos. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) registrou alta de 1,24%, bem acima da variação observada em dezembro.
Em 12 meses, a inflação acumulada atingiu 7,14%. Nesse período, este foi o sexto mês com taxa acima de 6,5%, que é o teto da meta fixada pelo Banco Central. Pesaram nesse resultado a seca e o aumento de tarifas.
A inflação foi maior em janeiro principalmente por reajustes nos setores de alimentação e bebidas, habitação e transportes. Pesou no bolso do consumidor o aumento das passagens de ônibus urbano, que subiram em várias capitais, mas o maior impacto veio da conta de luz.
Por causa do novo sistema de bandeiras tarifárias, que é controlado pelo governo, a energia elétrica ficou mais cara na maioria das grandes cidades. Os preços dos alimentos também impactaram o custo de vida. Desta vez, os vilões foram a batata-inglesa, o tomate e o feijão.
O IPCA ficou acima da média em São Paulo e no Rio de Janeiro, que fechou o mês com o maior índice do país. E a estiagem, que costuma afetar a inflação do verão, segundo o IBGE, mais uma vez teve a sua parcela de culpa.
"O problema desses ajustes no começo do ano e que particularmente nesse começo de ano é pesado, é que isso fica nos índices de inflação ainda por um bom tempo. Fazendo com que seja muito pouco provável que 2015 se encerre com uma inflação inferior a 7%", aponta José Júlio Senna, economista da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir