Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-02-2015

Fim de festa: Brasil se despede do Sul-Americano contra a Co
Sem chance de título e já classificada para o Mundial, seleção sub-20 pega cafeteros, que ainda sonham com Olimpíada. Argentina e Uruguai decidem a competição
Fim de festa: Brasil se despede do Sul-Americano contra a Co
Foto: globoesporte.globo.com

O Brasil não tem mais chance de título no Sul-Americano sub-20, mas a última rodada do hexagonal final da competição será movimentando. Rival da seleção neste sábado, às 20h (de Brasília), no estádio Centenário, a Colômbia ainda briga pelo segundo lugar do torneio, que lhe uma vaga na repescagem para os Jogos Olímpicos de 2016 – o time canarinho também pode alcançar esta posição, mas já está classificado por ser anfitrião. Depois, às 22h, Uruguai e Argentina disputam o título.
Os argentinos terão a vantagem do empate, pois lideram o hexagonal com 10 pontos, seguidos pela Celeste, com oito. O Brasil soma sete, e a Colômbia, seis. Paraguai, com um, e Peru, zerado, abrem a rodada, às 17h50. Os quatro primeiros colocados já estão garantidos no Mundial sub-20, que será disputado na Nova Zelândia, em maio.

O Brasil tem poucas aspirações no Sul-Americano, e isso já ficou evidente nos últimos dias. Após a classificação para o Mundial e a confirmação de que não havia mais chance de título, o clima de concentração total se reduziu. Os jogadores chegaram a ter folga na noite de quinta-feira, e o treino de sexta, o último após 42 dias, foi leve, com os reservas jogando futevôlei e um animado rachão.
Por outro lado, o clima pode esquentar nos próximos dias – de acordo com o blog "Na Base da Bola", o técnico Alexandre Gallo deve perder o cargo de coordenador da base quando retornar ao Brasil. Em seu entorno, porém, há o entendimento de que, apesar da aparente perda de prestígio, ele poderia ficar mais livre para focar no comando das equipes sub-20 e olímpica.

Alheio a isso, Gallo já começa a planejar o Mundial. O treinador reconheceu que teve de mudar o estilo de jogo da seleção para o Sul-Americano, optando por uma equipe de mais força física, alegando que o time tinha de se adaptar para poder sobreviver na competição. Para o torneio em maio, ele não descartou fazer mudanças no elenco.

- Não está definido, está longe. Vamos seguir acompanhando não só esse grupo de 23 jogadores. Acho que convocação é isso, quem estiver em melhor momento. O Mundial é outra competição, com outro perfil. Temos totais condições para fazer o jogo que a gente espera, diferente do que é um Sul-Americano – avaliou Gallo.
Três destes jogadores não poderão ser acompanhados contra a Colômbia. O zagueiro Marlon, com nariz fraturado, o meia Gerson, sentindo dores no joelho esquerdo, e o atacante Kenedy, que sofreu uma pancada no pescoço contra o Peru, estão fora da partida – este último pode ficar no banco de reservas, mas não deve jogar. Gallo espera que o jogo da última rodada seja mais aberto, dadas as características do rival.
- No Sul-Americano me chamou mais a atenção o jogo da Colômbia. Tecnicamente, é a equipe mais forte, que tenta jogar, que mais se aproxima do futebol brasileiro. Além de ter força física grande, possui jogadores hábeis, técnicos, com leitura de jogo boa.
O duelo entre Brasil e Colômbia será transmitido ao vivo pelo SporTV, a partir das 20h (de Brasília). O GloboEsporte.com vai acompanhar o confronto em Tempo Real.

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir