Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-02-2015

App "Hora do Remédio" conectado à wearable ganha hackathon n
Solução criada por estudante de São Paulo auxilia idosos a tomarem remédios de forma correta
App
Foto: itforum365.com.br

A Campus Party chegou ao fim no sábado (7/2) e os vencedores do desafio que incentivava o desenvolvimento para Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) com hackathon foram conhecidos. Para criar as soluções, a Telefônica Vivo ofereceu aos campuseiros um kit wearable dentro de uma pulseira com sensores e bateria recarregável, que podia ser conectado ao smartphone por meio de Bluetooth.

Na competição, o primeiro lugar ficou com Ezequiel França dos Santos, de São Paulo, autor do projeto ‘Hora do Remédio’, que auxilia idosos a tomarem remédios de forma correta. "Oito em cada dez idosos tomam algum tipo de medicamento. Na farmácia existe uma confusão de embalagem e cores. Para o idoso, gerenciar isso é um problema", explicou Santos.

Como funciona o Hora do Remédio? Um app manda notificações via push para um wearable, que recebe uma notificação e acende um LED correspondente a cada remédio que precisa ser ingerido.

A segunda posição ficou com a dupla Pedro Jaloto e Renan Lino, de São Paulo, que desenvolveu uma solução para segurança de notebooks, batizada de ‘Notebook Watchdog’. A tecnologia monitora o notebook em cima de uma base evitando furtos, usando radiofrequência.

Já o grupo formado por João Neto, Vitor Fernandes e Ramon Valeriano, da Bahia, levou o terceiro lugar. Eles desenvolveram o "Fisiogame", gamefication de exercícios de fisioterapia. Com o dispositivo wearable, os gestos dos pacientes são captados e mostrados em um jogo projetado em uma tela.

Os ganhadores levaram como prêmios tablets e kits de desenvolvimento completos.

Fonte: itforum365.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir