Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-02-2015

Olheiras, como as da BBB Amanda, podem piorar com álcool e T
Dormir mal e estresse também são causas. Entre os tratamentos está o preenchimento com ácido hialurônico.
Olheiras, como as da BBB Amanda, podem piorar com álcool e T
Foto: g1.globo.com

Há 20 dias os nossos olhos estão voltados para casa mais vigiada do Brasil: a do BBB15. E lá de dentro, uma morena chamou a atenção de todo mundo aqui fora. Amanda, 28 anos, empresária de São Paulo. Uma morena daquelas de parar o trânsito. E com olheiras que viraram assunto essa semana!
"A Amanda é um caso um pouco mais complicado de olheira. Geneticamente ela é descendente de armênio com uma mãe mais morena, então ela tem todos os fatores para ter esse escurecimento maior", explica a dermatologista Daniela.
Além da herança genética - povos árabes, turcos e indianos têm uma tendência maior a apresentarem essa característica. As olheiras ocorrem por excesso de melanina, a substância que da cor à pele, e por um aumento dos vasos sanguíneos, chamado de congestão vascular. Por isso as olheiras têm a coloração marrom, pela melanina, e arroxeada, por causa dos vasos sanguíneos.
"E algumas outras coisas que podem fazer com que ela piore, como ingestão de álcool, dormir mal, estresse, a TPM. Todas as coisas que podem causar vasodilatação fazem com que a olheira fique um pouco pior", afirma Daniela.
Mas o caso de Amanda é mais complexo.
"Então, ela também tem uma flacidez palpebral acentuada, a gente vê uma pelezinha um pouquinho mais envelhecida. A gente chama de "encarquilhada". E ela também tem um pouquinho de bolsa, então aquela região dela acaba comprometendo bastante", diz a dermatologista.
E não é só a Amanda que se preocupa com isso. As olheiras são inimigas de muitas mulheres.
Dayene: Odeio.
Fantástico: Por quê?
Dayene: Não fico com uma aparência saudável, não acho legal.
Camila Penha, publicitária: Passo corretivo todos os dias.
Julia Salú, advogada: Corretivo toda hora. Mas tem que fazer algumas coisas, não dá para sair de cara limpa.
E tem sim o que fazer. Para a dermatologista Paola Garambone o primeiro passo é ficar tranquila: olheiras não causam problemas para a saúde.
"É estético, não tem gravidade nenhuma, se tá incomodando, procura um especialista que tem tratamento.
Para cada tipo de olheira, um tipo de tratamento.
"O ideal é associar tratamentos. Para pigmentação a gente usa muito a luz intensa pulsada, que é uma luz intensa que atinge o pigmento vascular e atinge a melanina e com isso a gente consegue um clareamento bom dessa região. Outro tratamento que a gente gosta de associar é o preenchimento com ácido hialurônico, para hidratratar a região, tratar os sulcos, para melhorar a sombra, tratar o olho mais fundo", explica Paola Garambone.
E tem gente que já fez tudo isso e mais um pouco para tratar das suas olheiras.
"Eu fiz um procedimento com um ácido hialurônico que é feito é através de microcanoas. Aí você preenche toda essa região aqui para tirar a profundidade. Se fosse de pigmentação pra isso eu uso três coisas principais: primeiro a base com cor e que tenha proteção solar. Eu uso um lápis marrom para o contorno dos olhos e uso o mesmo para o contorno dos lábios. E o principal o corretivo que é o que vai apagar essa marca de olheira, a profundidade, pigmentação, diz Sandra Cavalcanti.

E aqueles tratamentos caseiros funcionam mesmo?

"As receitas caseiras podem ser eficazes sim. Se esses vasos que estão dilatados eles pioram o aspecto da olheira porque fica o pigmento sanguíneo evidente. Então se você faz uma compressa gelada de chá de camomila, o gelo diminui o calibre dos vasos, faz vaso constrição, uma compressa gelada, aquelas bolsinhas de gel geladas, pepino se for bem gelado, a batata se for bem gelada, tudo isso diminui o calibre dos vasos. Então há um efeito ali de diminuição das olheiras, mas só naquele momento", conta a dermatologista Paola Garambone.

Batatas, pepinos, ácidos. As mulheres tentam de tudo para diminuir suas olheiras e se sentirem mais bonitas. Mas será que algum homem repara nisso? Deixaria de sair com uma mulher por causa de olheira?

"Claro que não, não mesmo", diz um homem.

"Não, não. De forma alguma", afirma o analista administrativo Bruno Vilela.

"Aí galera, deixem de reparar nas olheiras das mulheres. Tem muito lugar mais bonito para reparar e muitas outras belezas para se reparar", sugere outro.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir