Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-02-2015

Confira cinco conselhos para evitar transtornos alimentares
A maioria das pessoas se sente incomodada com seu peso em algum momento da vida, mas se a rela��o com a comida e com a apar�ncia sair do controle, pode sinalizar um problema maior: um transtorno alimentar.
Confira cinco conselhos para evitar transtornos alimentares
Foto: onortao.com.br

A maioria das pessoas se sente incomodada com seu peso em algum momento da vida, mas se a rela��o com a comida e com a apar�ncia sair do controle, pode sinalizar um problema maior: um transtorno alimentar.

Voc� come�a a ficar obcecado com cada caloria, cada exerc�cio praticado, e um quilo a mais pode arruinar seu dia. Se essas preocupa��es se tornam um problema central na sua vida, sua sa�de e sua felicidade, � porque elas viraram algo mais s�rio.

Transtornos alimentares podem se tornar doen�as psiqui�tricas graves, que colocam em risco a vida da pessoa afetada.

Segundo o Manual de Psiquiatria de diagn�stico de dist�rbios mentais, publicado pela Associa��o Americana de Psiquiatria, uma em cada cinco mulheres sofre de algum transtorno alimentar classificado como doen�a mental ou de algum tipo de h�bito alimentar desordenado.

S�o patologias cada vez mais frequentes, sobretudo entre jovens de 12 a 24 anos e do sexo feminino. Os mais comuns s�o a anorexia nervosa, a bulimia nervosa e a compuls�o ao comer.

E, se a detec��o precoce � importante, mais ainda � a preven��o, desde a inf�ncia.

Eis alguns conselhos para isso:
1. � preciso ensinar desde cedo a import�ncia de h�bitos saud�veis �s crian�as, dizem especialistas do Hospital Infantil de Sant Joan de D�u, de Barcelona. Isso inclui hor�rios regulares para comer, fazer refei��es moderadas quatro ou cinco vezes ao dia, evitar pular as refei��es e n�o comer "besteiras" nos intervalos entre elas.

Segundo a psic�loga argentina Brigitte Aquin, especialista em transtornos alimentares, � recomend�vel que os pais sejam capazes de controlar ao menos duas refei��es di�rias de seus filhos.

2. A dieta das crian�as deve ser saud�vel, equilibrada e variada ─ com limita��es ao consumo de doces, sobremesas industrializadas e fast-food. � fundamental que o card�pio inclua diversas frutas e verduras.

3. Os transtornos alimentares s�o problemas de origem psicol�gica, ent�o � essencial que a autoestima das crian�as seja observada com aten��o dentro de casa.

Por isso, os pais devem fomentar a autoestima dos filhos para que ele descubra suas habilidades e suas limita��es, aceite-as e aprenda a se sentir bem consigo mesmo, orienta o hospital Sant Joan de D�u.

Para Aquin, "� importante ajudar os jovens a n�o condicionar seu corpo a uma quest�o de apar�ncia".

A ideia � fortalecer as crian�as perante as mensagens sobre est�tica, ideais de beleza e alimenta��o (como dietas "milagrosas" e produtos emagrecedores) bombardeadas por meios de comunica��o e pela publicidade.

"A glorifica��o da magreza e as dietas restritivas n�o s�o uma solu��o � epidemia da obesidade, mas sim algo que pode ter efeitos negativos sobre a sa�de", diz Aquin.

4. O Hospital Sant Joan de D�u tamb�m aconselha estabelecer uma boa comunica��o no �mbito familiar, para que as crian�as se sintam seguras e sejam capazes de buscar a opini�o e a ajuda da pr�pria fam�lia quando estiverem diante de situa��es dif�ceis ou estressantes.

5. Outro conselho � adotar e manter h�bitos saud�veis tamb�m em outras esferas, como a pr�tica de atividades f�sicas e um n�mero suficiente de horas de sono. Tudo isso ajuda a levar uma vida mais equilibrada.

Fonte: onortao.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir