Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-02-2015

Camarões: Boko Haram sequestra 20 pessoas num autocarro e ma
Nairobi - O grupo islamita nigeriano Boko Haram sequestrou pelo menos 20 pessoas que viajavam num autocarro no norte do vizinho Camarões, e assassinou 12 passageiros, informou nesta terça-feira a imprensa local.
Camarões: Boko Haram sequestra 20 pessoas num autocarro e ma
Foto: www.portalangop.co.ao

Segundo fontes de segurança citadas pelo jornal "The News Nigéria", milicianos do grupo islamita radical sequestraram os passageiros de um autocarro que fazia a rota entre duas cidades muito próximas à fronteira nigeriana no domingo passado.

Após assassinar 12 pessoas, os terroristas libertaram os outros passageiros, declarou ao jornal um camaronês cuja mulher estava entre os reféns.

Até o início do ano, o Boko Haram tinha limitado os seus atentados à Nigéria, especialmente nos estados de Borno, Adamawa e Yobe, no norte, mas desde Janeiro começou uma nova campanha de ataques nos vizinhos Camarões, Tchad e Níger.

A União Africana decidiu na sua última assembleia criar uma força regional de sete mil e 500 soldados para combater o avanço do grupo jihadista e o Tchad já enviou centenas de soldados para o norte dos Camarões e da Nigéria.

Em resposta ao desdobramento das tropas nigerianas, camaronesas e tchadianas, o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, publicou na segunda-feira um vídeo no YouTube apontando "a inutilidade" da força regional.

"A vossa aliança não conseguirá nada. Juntem todas as suas armas e nos enfrentem. Damos as boas-vindas", afirmou Shekau no vídeo.

Em árabe, Shekau desafiou os governos africanos: "Mandaram sete mil soldados? Por que não 70 milhões? Só sete mil? Por Alá, isso é pouco. Podemos enfrentar eles um por um".

Por enquanto, as tropas tchadianas retomaram do Boko Haram pelo menos a cidade nigeriana de Gamboru, onde mataram 250 supostos membros da seita radical, após dois dias de combates na fronteira entre a Nigéria e os Camarões.

Em represália, o Boko Haram intensificou suas incursões em Camarões, e na última delas degolou e assassinou pelo menos 100 civis na cidade de Fotokol, na fronteira com a Nigéria.

Segundo a Human Rights Watch, desde 2009 mais de sete mil civis morreram nos ataques da milícia terrorista.

Fonte: www.portalangop.co.ao
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir