Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-02-2015

Brasil mostrou a G20 compromisso de investir
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nesta ter�a-feira (10) que apresentou aos membros do G20 o "compromisso" do governo brasileiro com investimentos em infraestrutura.
Brasil mostrou a G20 compromisso de investir
Foto: bemparana.com.br

"N�s apresentamos o que o governo est� fazendo", afirmou o ministro, ap�s participar da reuni�o dos chefes de economia do G20 em Istambul, na Turquia.

"O G20 � � uma troca de experi�ncia de cada pa�s. Acho que as reuni�es foram muito produtivas. H� um grande compromisso em estimular o crescimento. As discuss�es foram no sentido de procurar evolu��es nessa dire��o", disse. O ministro fez esse breve coment�rio, sem qualquer detalhamento, depois de muita insist�ncia dos jornalistas brasileiros para que contasse o que apresentou nas reuni�es fechadas do G20. "Eu respondo e voc�s (jornalistas) acham sem gra�a, o que posso fazer?", afirmou. Questionado sobre as estimativas do mercado divulgadas pelo Banco Central apontando uma infla��o de 7,15% e um PIB estagnado, Levy respondeu: "N�o vou comentar os n�meros de ontem". Levy tamb�m n�o quis se manifestar sobre o discurso da delega��o do Banco Central brasileiro na Turquia de anunciar at� abril uma estrat�gia para alavancar o investimento no pa�s, entre as medidas para retomar o crescimento da economia. "Pergunte ao BC", disse o ministro da Fazenda. A delega��o do Banco Central, liderada pelo presidente Alexandre Tombini, buscou, nas reuni�es reservadas do grupo, transmitir otimismo �s demais pot�ncias apesar da perspectiva de um ano de 2015 sem crescimento. As autoridades do BC informaram os colegas de G20 que o Brasil vive um "processo de reequil�brio macroecon�mico", envolvendo um ajuste fiscal e uma pol�tica monet�ria em busca da meta de 4,5% de infla��o no fim de 2016.

Tombini e sua equipe t�m explicado que as medidas devem refletir num aumento inflacion�rio agora no come�o de 2015, mas que isso busca, no m�dio prazo, retomar o crescimento do pa�s. A c�pula com os chefes de economia do G20 ocorreu entre segunda (9) e ter�a-feira (10) em Istambul.

Fonte: bemparana.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir