Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-02-2015

Secretaria de Saúde convoca população a doar sangue antes do
Com a proximidade do Carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde decidiu convocar a população para doar sangue e reforçar os estoques dos hemocentros e hemonúcleos.
Secretaria de Saúde convoca população a doar sangue antes do
Foto: atribuna.com.br

Na região, o banco de sangue do Hospital Guilherme Álvaro tem somente 10% de sua capacidade. Por isso, quem tem condições de doar deve comparecer à unidade de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas, na Rua Oswaldo Cruz, 197, no Boqueirão, em Santos.

Nos demais bancos de sangue, a situação é estável. Mas a Secretaria de Saúde faz um alerta, já que em feriados costuma haver aumento de demanda por transfusões nos hospitais, em razão de acidentes, com consequente queda nos estoques.

As doações podem ser feitas por qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 quilos, com qualquer fator sanguíneo. O tipo O negativo é o menos ofertado e também o mais utilizado, por ser universal.

Antes da doação, é realizado um teste rápido de anemia, além da verificação dos sinais vitais e do peso. O doador, então, passa por uma triagem clínica por meio de entrevista confidencial sobre o estado de saúde, para evitar riscos ao doador e ao receptor.

Para ser um doador regular, é importante comparecer ao posto de coleta de duas a três vezes por ano, com a perspectiva de fidelizar esse compromisso.

Fonte: atribuna.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir