Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-02-2015

Bombeiros buscam seis desaparecidos após explosão em navio
Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, uma equipe de nove bombeiros foi enviada ao navio em dois helicópteros da Marinha
Bombeiros buscam seis desaparecidos após explosão em navio
Foto: gazetaonline.globo.com

Dez bombeiros capixabas, especialistas em resgates em locais confinados, seguiram na noite desta quarta-feira para o FPSO Cidade de São Mateus, navio-plataforma arrendado à Petrobras onde ocorreu uma explosão que matou três pessoas.

Eles vão fazer o resgate dos corpos das pessoas que morreram na explosão e realizar as buscas e o possível salvamento dos seis funcionários que ainda estão desaparecidos.

A equipe seguiu para o navio-plataforma em dois helicópteros da Marinha que vieram do Rio de Janeiro para ajudar no socorro das vítimas. A previsão é de que passem a noite realizando os trabalhos.

Como a plataforma está operando em blecaute – no escuro – utilizariam lanternas dos capacetes e de mão para auxiliar nos trabalhos. "Esta será a nossa maior dificuldade", explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Adeílton Costa Pavani. Vão contar com a ajuda, para orientação, das equipes que ainda permanecem no navio.

Especialistas

Segundo o coronel, o local do acidente, em decorrência da explosão, é de difícil acesso, e somente pessoas com a especialização dos bombeiros podem chegar ao local. "Eles não contam com esse tipo de profissional em suas brigadas e solicitaram nosso apoio".

Os bombeiros vão levar equipamentos especiais para o resgate. Dentre eles está o conjunto de respiração autônomo, com oxigênio, necessário em ambientes confinados. Cada bombeiro contará, ainda, com equipamentos individuais de proteção, incluindo os necessários para rapel. "Vão ter que fazer a descida aos locais por cordas, situação semelhante a um salvamento em altura", explicou.

Estarão, ainda, com macas rígidas e outras articuladas, que garantem mais flexibilidade para resgate em locais apertados.

Além dos helicópteros, a Marinha deslocou um navio para o litoral capixaba, com a prioridade inicial de realizar a evacuação de pessoal e remover as vítimas para os hospitais da Grande Vitória.

Fonte: gazetaonline.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir