Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-02-2015

Filipino ficou preso em elevador após explosão em plataforma
Ele está internado, em estado grave, junto com mais seis tripulantes do navio
Filipino ficou preso em elevador após explosão em plataforma
Foto: gazetaonline.globo.com

Oito funcionários que atuavam no navio-plataforma Cidade de São Mateus estão internados no Vitória Apart Hospital. Destes, três estão em estado grave. Eles sofreram queimaduras, fraturas múltiplas e inalaram fumaça quente. Segundo o diretor técnico do hospital, Cláudio Pinheiro, das oito vítimas, seis estão internadas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Dentre os feridos, sete são homens. Um deles, um filipino identificado como Bernardes, foi o único que chegou ao hospital já inconsciente. No momento da explosão, ele ficou preso em um elevador e inalou fumaça quente, o que causou queimaduras nas vias aéreas e no pulmão.

Bernardes foi colocado em respiração artificial pela equipe médica de resgate ainda no Aeroporto de Vitória. O homem de origem filipina é também o único que se encontra em coma.

Os demais feridos graves são brasileiros. Segundo Pinheiro, pelos ferimentos apresentados pelas vítimas, é provável dizer que, com a força da explosão, eles caíram ou foram arremessados. Eles também apresentam queimaduras.

Duas pessoas sofreram ferimentos de menor complexidade e estão se recuperando em apartamentos. Os dois também são estrangeiros, explicou o diretor.

Busca por informação

Durante a tarde, dezenas de pessoas passaram pela recepção do hospital, principalmente em busca de informações sobre conhecidos que estavam no navio. Um deles é o estudante Gabriel Eduardo Foeger, 18 anos, que estava a procura de notícias sobre o amigo Luiz Paris.

Segundo Gabriel, Luiz é de Castelo e não deu notícias desde o momento do acidente. "Não temos informações nenhuma. Eu conversei com ele hoje mesmo, as 6h da manhã, e ele disse que estava tudo bem", contou.

Gabriel afirmou que desde o meio dia, ele perdeu contato com o amigo. "Tentei ligar pra Petrobras, que só me informou que ele estava trabalhando embarcado hoje e mais nada. Estou torcendo para que não tenha acontecido o pior", disse.

Os familiares dos tripulantes do FPSO Cidade São Mateus que ficaram feridos na explosão foram recebidos pela equipe de psicólogos e assistentes sociais do hospital. Eles foram acomodados em uma sala, onde esperam por mais informações.

Segundo o hospital, até as 21 horas desta quarta, apenas os pais de um dos feridos tinha conseguido visita-lo.

Fonte: gazetaonline.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir