Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-02-2015

Vídeo em que PMs exorcizam homem viraliza na web: "Vi e film
Publicação já alcançou quase 910 mil visualizações em rede social. Polícia confirma autenticidade das imagens e diz que ainda apura o caso.
Vídeo em que PMs exorcizam homem viraliza na web:
Foto: g1.globo.com

O vídeo que mostra policiais militares de Goiás fazendo o que seria um ritual de exorcismo em um homem já alcançou, até o início da manhã desta quinta-feira (12), quase 910 mil visualizações e 31,5 mil compartilhamentos. Publicada em uma rede social há dois dias, a gravação original possui 9 minutos (assista abaixo). Ao postar a imagem, o autor da publicação escreveu: "Quem já viu policial tirar demônio? Eu vi e filmei".
A Polícia Militar confirma autenticidade das imagens e investiga a conduta dos servidores.

É possível identificar nas imagens que cinco policiais participaram da ação. Os agentes, armados e fardados, mantêm o jovem imobilizado. O vídeo mostra que, enquanto um dos militares segura o homem, outro segura a cabeça e grita: "Liberta seu corpo, Jesus. Sai em nome de Jesus".
Um dos PMs que observa a ação faz um movimento como se fosse pisar em algo na direção do rapaz agarrado pelos policiais. Porém, não fica claro se o jovem foi atingido.
Enquanto os militares praticam o exorcismo, outra pessoa que não aparece no vídeo sugere que seja chamado um religioso. "Vocês não tem o número de um pastor não? Tem que chamar um pastor", pergunta.

Na rede social, o homem que se identifica como autor do vídeo afirma que um pastor e um irmão do suspeito chegaram ao local. Em seguida, o jovem se acalmou.
De acordo com o advogado criminalista Romero Ferraz Filho, a legislação estabelece um procedimento ao ser dado voz de prisão, como informar os direitos constitucionais e ser encaminhado para a delegacia. "Nesse caso, me parece que a conduta alheia a esse procedimento. Porém, não acredito que tenha ocorrido abuso de autoridade. O grande problema é que, como agente público, ele representa o Estado, que estabelece que cada cidadão tem o livre arbítrio para escolher sua religião", disse.
A Polícia Militar confirmou que o vídeo é autêntico e que os agentes já foram identificados. Segundo o assessor de imprensa da corporação, tenente-coronel Ricardo Mendes, os PMs foram acionados para atender a uma ocorrência com um indivíduo alcoolizado e agredindo algumas pessoas em uma cidade do interior do estado, mas não informou qual o município.
As imagens foram enviadas para a corregedoria da PM, que irá apurar a conduta dos servidores. Eles podem sofrer sanções disciplinares. Não foi informado se os policiais que aparecem nas imagens são de carreira ou do Serviço de Interesse Militar Voluntário Estadual (Simve).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir