Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-02-2015

Passa de 300 número de migrantes clandestinos mortos no Medi
Segundo a ONU, quatro botes partiram de Líbia com destino final na ilha de Lampedusa. Juntos, migrantes enfrentaram ondas de nove metros de altura.
Passa de 300 número de migrantes clandestinos mortos no Medi
Foto: g1.globo.com

O mundo tomou conhecimento, nesta quarta-feira (11), de mais uma tragédia nas águas do Mediterrâneo. Podem ser 300 os migrantes mortos nos últimos dias na travessia entre a África e a Europa.
Uma tragédia bem maior, com três barcos que o mar Mediterrâneo teria engolido. Segundo a ONU, quatro botes partiram sábado (7) de uma praia em Trípoli, a capital da Líbia. A flotilha tinha como destino final a ilha de Lampedusa, na Sicília. Juntos, os migrantes enfrentaram ondas de nove metros de altura.
Em um deles, viajavam as 29 pessoas que morreram de frio na segunda-feira (9). Eles passaram 18 horas nos deques dos barcos de patrulha. Nesta quarta-feira, nove sobreviventes que viajavam em outros dois botes foram descobertos perto da Sicília.
Os que conseguiram chegar com vida afirmam que mais de 200 pessoas teriam caído no mar e morrido afogadas. O quarto embarcação também teria afundado. Os que escaparam trazem relatos dramáticos. Dizem que não queriam partir com o mau tempo, mas que foram forçados a entrar nos barcos por traficantes da Líbia.
A ONU considera que essa tragédia deveria ser vista como uma mensagem à União Europeia de que a atual operação de resgate no Mediterrâneo é inadequada. O Conselho de Direitos Humanos da Europa pediu, nesta quarta-feira, a volta do programa italiano de salvamento, o Mare Nostrum, que foi desativado no ano passado por falta de dinheiro.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir