Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-02-2015

Foguete da SpaceX decola com observatório climático espacial
Depois de quatro adiamentos, Falcon 9 decolou na noite desta quarta. Empresa dos EUA vai tentar recuperar o lançador, em tentativa inédita.
Foguete da SpaceX decola com observatório climático espacial
Foto: g1.globo.com

Um observatório climático espacial, avaliado em US$ 340 milhões, que visa a alertar as pessoas na Terra sobre atividades solares potencialmente perigosas e tempestades geomagnéticas, foi lançado nesta quarta-feira (11) a bordo de um foguete Falcon 9, da empresa privada SpaceX.
"O Falcon decolou, impulsionando o Observatório Climático Deep Space [DSCOVR] em uma jornada de um milhão de milhas [1,61 milhão de quilômetros] para proteger o planeta Terra", disse o comentarista da Nasa George Diller, a respeito do lançamento, realizado às 18h03 locais (21h03 de Brasília), em Cabo Canaveral, Flórida.
A missão já havia sido adiada nos últimos dias devido a intempéries e falhas técnicas. Na segunda-feira, intensas chuvas no sudeste dos Estados Unidos obrigaram a adiá-lo para terça-feira e depois para quarta. No sábado, o lançamento foi adiado porque um radar da força aérea norte-americana registrou problemas técnicos.
O objetivo da DSCOVR é ajudar os meteorologistas espaciais, através da compilação de dados sobre os ventos solares e as tempestades geomagnéticas que podem causar danos aos sistemas elétricos na Terra.
Após o lançamento, a SpaceX fará outra tentativa para guiar e recuperar no Oceano Atlântico o primeiro estágio de seu foguete Falcon 9. Esta será a segunda tentativa de resgate. No dia 10 de janeiro, o primeiro estágio havia chegado bem à plataforma, mas se rompeu em vários pedaços.
A SpaceX trabalhou durante dois anos no desenvolvimento de tecnologias para recuperar esta parte do lançador, o que um dia permitirá voltar a utilizá-lo várias vezes, reduzindo significativamente os custos de lançamento de satélites e naves espaciais.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir