Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-02-2015

Economia encolheu 0,15% em 2014
O Banco Central divulgou o Índice de Atividade Econômica, considerado uma prévia do PIB. Se confirmada, o desempenho será o pior desde 2009
Economia encolheu 0,15% em 2014
Foto: www.opovo.com.br

A economia brasileira teve em 2014 a primeira retração em cinco anos, segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), prévia do PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no País e serve para medir a evolução da economia.

A pesquisa divulgada ontem pelo Banco Central (BC) apontou contração de 0,15% no ano passado, sem ajuste sazonal. Na comparação de dezembro com novembro, houve recuo de 0,55%.


Se os dados do IBC-Br forem confirmados pelo PIB, o desempenho da economia brasileira em 2014 será o pior desde 2009, época na qual o País registrou retração de 0,33%, seguida por expansões consecutivas até 2013, com crescimento de 2,49% do PIB.


"Esta retração é fruto da política macroeconômica de combate à inflação com aumento da taxa de juros, espécie de ‘remédio amargo’ que repercute na economia como um todo. E já estamos em um cenário de economia em baixa", afirma Nicolino Trompieri, coordenador de Contas Regionais do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).


Segundo o economista, os resultados do baixo crescimento se refletem ao consumo, na medida em que o crédito fica mais caro e os investimentos mais escassos. "odos os fatores convergem para que tenhamos um 2015 apertado", complementa.


Retomada

A retomada do crescimento econômico virá com a ajuda da iniciativa privada, disse o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em reunião com empresários do varejo. De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, Levy destacou a contribuição do setor varejista para a recuperação da economia brasileira.


O ministro pediu a união de esforços e lembrou que o varejo pode ajudar atrair investimentos e a retomar o crescimento. Ao sair da reunião, a presidenta do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Luiza Helena Trajano, disse que a melhoria do ambiente de negócios, com a redução da burocracia, reduz custos e representa a chave para recuperação da confiança empresarial em um ano de dificuldades econômicas. (com agências)

Fonte: www.opovo.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir