Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-02-2015

Bambas e Restinga despontam como favoritas no Carnaval
Empolga��o e energia das escolas contagiaram arquibancadas do Porto Seco
Bambas e Restinga despontam como favoritas no Carnaval
Foto: correiodopovo.com.br

Pelo menos duas escolas est�o aptas a brigar pelo t�tulo de campe� do Carnaval de Porto Alegre 2015. A Estado Maior da Restinga abriu a primeira noite do Grupo Especial, na noite de sexta-feira, e a Bambas da Orgia encerrou o desfile na madrugada de s�bado. Se depender da empolga��o e da energia da torcida, a agremia��o do Extremo Sul da Capital tem grandes chances de vencer. Homenageando Torres, a Tinga fez as arquibancadas levantarem e cantarem o samba-enredo, que falava dos mitos, das hist�rias e das atividades econ�micas da cidade, al�m da beleza das praias.

� A primeira noite de carnaval no Porto Seco em imagens
� Rei Momo se despede ap�s dez anos de reinado

A bateria foi o ponto mais forte da escola. Os ritmistas n�o pararam nem ap�s o t�rmino do desfile. Os foli�es se dispersaram e foram para os barrac�es cantando e dan�ando. "Levamos o nosso bairro e a nossa cultura para a avenida", contou a educadora social T�nia Freitas, 44 anos, que toca chocalho h� oito anos na Estado Maior. "Passamos o ano inteiro nos preparando", assegurou.

A Bambas, por sua vez, impressionou ao trazer a �guia s�mbolo da escola toda dourada e batendo as asas no segundo carro. A empolga��o dos 1,5 mil integrantes era contagiante e o enredo sobre a Bahia contribuiu para a boa impress�o que a apresenta��o causou. O brilho das fantasias, trazendo o azul e o branco, cores da agremia��o, fez bonito no Complexo Cultural do Porto Seco. O presidente Cleomar Rosa agradeceu a garra dos participantes. Ele dedicou o trabalho � m�e, falecida h� seis meses.

Ao final, a escola, que teve quatro carros aleg�ricos e 20 alas, comemorou a forma como transcorreu o desfile e ouviu os gritos do p�blico que ainda permanecia na arquibancada: "� campe�!". A Acad�micos de Gravata� fez o seu desfile sobre os cinco sentidos. Cores, aromas, sensa��es, imagens e sabores foram demonstrados nos carros aleg�ricos e nas alas da escola. A alegoria que mais chamou aten��o trazia a On�a Negra, s�mbolo da Acad�micos. J� a sincronia das coreografias compensava as fantasias pouco incrementadas.

Enquanto algumas escolas se posicionaram entre as favoritas, algumas cometeram erros que chamaram aten��o do p�blico. A Uni�o da Vila do IAPI, que tinha o enredo sobre a juventude do Brasil, deixou abertos muitos espa�os entre as alas. A bateria recuou e o restante da agremia��o n�o conseguiu acompanhar. Aparentemente nervosos, os participantes que empurravam o carro Musicalidade se atrapalharam e o ve�culo quase bateu na arquibancada pr�xima aos jurados. A porta-estandarte perdeu o adere�o de cabe�a quase no final do desfile. Contudo, a torcida aplaudiu a agremia��o, que contou com bons carros aleg�ricos. Um tinha at� uma pista de skate.

A presidente da Copacabana, Dalvenice Barbosa de Freitas, chorou, decepcionada com o desempenho. Faltaram componentes na ala das baianas, o que comprometeu. "Isso pode derrubar a escola, mas n�o podemos culpar ningu�m. � um aprendizado", disse. No entanto, ela afirmou que a Copacabana desfilou de forma muito bonita e a comunidade estava feliz. O prefeito Jos� Fortunati avaliou que o Carnaval de Porto Alegre vive um momento especial. Para ele, o Porto Seco, onde ocorrem os desfiles, � um dos locais mais bem organizados do pa�s.


Fonte: correiodopovo.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir