Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-02-2015

Desfile da Beija-Flor no Carnaval (RJ) 2015
A escola de samba Beija-Flor tem seu nome no Rancho Beija-Flor que era presente na cidade de Valen�a � RJ. O objetivo nasceu com um grupo de amigos, entretanto, o nome foi proposto por D. Eul�lia, m�e de um deles. A escola est� localizada fora do munic�pi
Desfile da Beija-Flor no Carnaval (RJ) 2015
Foto: sobreisso.com

A melodia carnavalesca relata a hist�ria dos ancestrais africanos que passaram por muitos sofrimentos no passado com diversas lutas pela liberdade. A m�sica enfatiza a conversa de um filho da Equatorial e um Gri�, um anci�o que � senhor do passado. O anci�o conta a hist�ria do continente africano de maneira suave e com voz firme. Enquanto isso a crian�a com aten��o as suas palavras.

O anci�o relata que antes da chegada dos brancos, nos grandes barcos, a regi�o da �frica era tranquila onde eles viviam a liberdade e a sua cultura. Por�m depois da chegada dos brancos a paz deixou de existir naquele lugar e o que imperou foi a cobi�a e os costumes diferentes. Isto porque os brancos falavam outra l�ngua, tinham ambi��o pelas riquezas e escravizaram mulheres, homens e crian�as em nome do Rei de Portugal.

Gri� conta que devido a isto, os ancestrais vivenciaram um intenso sofrimento vendo os filhos sendo comercializados como uma mercadoria pelos brancos e com isto tornando-se objetos da opress�o e escravid�o. Outro motivo de sofrimento dos africanos foi verem a sua cultura sendo destru�da.

Com isto, sucedeu uma reviravolta, onde os africanos come�aram a lutar pelos seus direitos, o que resultou em diversas mortes. Mas, mesmo assim n�o desistiram da t�o sonhada liberdade. Continuaram unidos e n�o se entregaram � escravid�o que estava sendo imposta pelos brancos. Com esta luta, o continente africano tornou-se um s�mbolo de guerreiros e de busca por um futuro de unidade, paz e justi�a.

Fonte: sobreisso.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir