Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-02-2015

Sobe para 134 número de casos confirmados de dengue em SC
Relatório atualizado foi divulgado nesta quarta (18) pela Dive. Agora, foram contabilizados 109 casos contraídos no estado.
Sobe para 134 número de casos confirmados de dengue em SC
Foto: g1.globo.com

O número de casos de dengue confirmados em Santa Catarina chegou a 134. O relatório atualizado foi divulgado nesta quarta-feira (18) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Agora, são 109 casos contraídos no estado.

O município de Itajaí, na região do Vale, já tem 109 casos confirmados e 260 em análise. A cidade continua sendo o único local onde foi confirmada a infecção da doença dentro do próprio estado.
Itajaí decretou situação de emergência devido ao surto de dengue. O bairro São Vicente é considerado a região com maior concentração de casos confirmados no município.

Importados
Outras cidades que registraram casos, todos importados de outros estados ou países, são Araranguá e Braço do Norte, no Sul de Santa Catarina, Balneário Barra do Sul, Canoinhas, Guaramirim, Joinville e Três Barras, no Norte, Balneário Camboriú, no Litoral Norte, Blumenau e Brusque, no Vale do Itajaí, São José do Cedro e Xanxerê, no Oeste, além de Florianópolis e São José.
Com exceção de Blumenau, Brusque, Joinville e Florianópolis, que registraram dois casos cada, todos esses municípios tiveram um caso confirmado. O município de São José teve três casos.

Focos
No estado, há 1,5 mil focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. Os municípios que registram o maior número de focos são Chapecó (377) e São Miguel do Oeste (174), ambos no Oeste, Joinville (140), Balneário Camboriú (169), Itajaí (133), Xanxerê (94) e Xaxim (77), também ambos no Oeste, Nova Itaberaba (46) e Itapema (40), no Litoral Norte.

Prevenção
Conforme a gerente de zoonoses da Dive, Suzana Zeccer, cada município desenvolve medidas de prevenção para combates aos focos da dengue e conscientização da população.
Cidades do Litoral Norte catarinense, próximas a Itajaí buscam ações para combater a infestação do mosquisto Aedes Aegypti na região.
A gerente de zoonoses orienta sobre a importância da prevenção. O mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, se reproduz em liocais de água parada e limpa.
Entre as recomendações da Dive estão: evitar usar pratos nos vasos de plantas ou colocar areia nas bordas; guardar garrafas e objetos que possam armazenar água, sempre com a abertura virada para baixo. Também é necessário manter as lixeiras tampadas, bem como as caixas d’água, plantas como bromélias, que acumulam água, devem ser evitadas.
Além disso, é importante tratar a água da piscina com cloro e limpá-la uma vez por semana, rolos devem ficar fechados e desentupidos. Os potes de comida e de água dos animais devem ser lavados com escova, ao menos uma vez por semana.
O acúmulo de lixo também deve ser evitado, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir