Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-02-2015

Ciclones afetam o norte da Austrália sem provocar vítimas
Dois potentes ciclones atingiram no mesmo dia as costas da Austrália e deixaram um rastro de destruição, mas não provocaram vítimas, anunciaram as autoridades.
Ciclones afetam o norte da Austrália sem provocar vítimas
Foto:

O ciclone Marcia, que atingiu a categoria máxima de 5, atingiu as costas do estado de Queensland, nordeste do país.

Poucas horas antes, o ciclone Lam, de categoria 4, afetou várias comunidades aborígenes no norte do país a 500 km de Darwin, capital do Território do Norte.

Em Queensland, os moradores buscaram abrigo ante os fortes ventos e a chuva torrencial provocados pelo ciclone Marcia, que atingiu a costa perto da baía de Shoalwater, ao norte de Yeppoon, uma cidade de 16.000 habitantes situada a 670 km de Brisbane, capital do estado.

A primeira-ministra do estado, Annastacia Palasczuc, afirmou que o fenômeno provocou muitos danos materiais na passagem pelas cidades de Yeppoon e Rockhampton, mas até o momento não há notícias de vítimas.

"A boa notícia é que o ciclone foi rebaixado para a categoria 2", disse.

Os serviços de emergência de Queensland informaram que receberam informações sobre pessoas levemente feridas, e nenhuma sobre lesões graves ou desaparecidos.

As autoridades chegaram a temer um "desastre" na cidade de Yeppoon, mas as consequências foram menos graves que as previsões iniciais.

Os ventos arrancaram os telhados de muitas casas e deixaram mais 30.000 pessoas sem energia elétrica na região.

Fortes chuvas e inundações, ondas violentas e e rajadas de vento que chegaram a a 295 km por hora foram registradas na área central de Queensland.

O canal ABC exibiu imagens de pequenas casas arrastadas para o mar na ilha de Great Keppel, Yeppoon.

Em Gladstone, Rockhampton, Mackay e Bundaberg mais de 60 escolas e empresas permaneceram fechadas e os voos domésticos foram cancelados.

No Território do Norte, o ciclone Lam provocou danos consideráveis, mas limitados, sobretudo na ilha de Milingimbi e na comunidade de Ramingining, antes de ser rebaixado para categoria 1.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir