Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-02-2015

Ignorado por clubes, Pacaembu tem chamamento público
Novo prazo para que interessados em assumir o estádio se apresentem acaba em 20 de março
Ignorado por clubes, Pacaembu tem chamamento público
Foto: esportes.r7.com

Devido à baixa procura, a Prefeitura de São Paulo decidiu prorrogar o prazo do chamamento público para que interessados em apresentar projetos de concessão do Pacaembu se apresentem. Até o último dia do prazo inicial, 9 de fevereiro, apenas um interessado havia se manifestado. A nova data limite do processo é 20 de março.

A prefeitura pretende se livrar do gasto anual de R$ 9 milhões com o estádio, especialmente agora que o equipamento corre o risco de cair em desuso. Com a inauguração do Allianz Parque e do Itaquerão, o estádio irá perder o dinheiro que recebia com a arrecadação dos jogos de Corinthians e Palmeiras. A prefeitura avalia que o investimento na concessão deve ser de até R$ 300 milhões.

Vereador defende projeto para que clubes usem o estádio

Após o término das inscrições, uma comissão irá avaliar as propostas recebidas. Em seguida, os interessados que forem aprovados terão até 90 dias para a apresentação detalhada dos projetos.

O secretário municipal de Esportes, Celso Jatene, diz que a alteração de prazos ocorreu porque a época do ano em que o chamamento foi feito era "um período muito parado no País".

— Fui conversar com o prefeito Fernando Haddad e ele concordou em fazer a prorrogação. Avaliamos que não demos a oportunidade que o assunto merecia para que os interessados pudessem aparecer.

Leia mais notícias de Esportes

Para Jatene, essa prorrogação dará "uma aquecida grande no assunto".

— Temos certeza que mais gente aparecerá. Segundo informações da secretaria de Esportes, a própria Associação Viva Pacaembu está interessada em se inscrever.

Jatene não quis dizer quem é o inscrito no processo, adiantando apenas que "não se trata de um clube de futebol".

Prejuízo

Jatene diz que, caso nenhum dos interessados seja qualificado para assumir o estádio, consultará a população da cidade para saber o que fazer com o local.

— O Pacaembu continuará levando a vida normal que leva hoje. E vamos realizar audiências públicas para saber qual direcionamento a população quer para o futuro do Pacaembu. O chamamento é para saber se a gente pode mais, se pode sonhar mais com relação ao futuro do Pacaembu.

O chamamento estipula exigências para a concessão do espaço. O projeto deve contemplar a instalação de uma cobertura para o estádio, assentos numerados, estacionamento, banheiros e Wi-Fi livre. O nome oficial – Paulo Machado de Carvalho – e o apelido Pacaembu devem ser mantidos.

É necessário ainda respeitar o tombamento do estádio pelos órgãos responsáveis pela preservação do Patrimônio Histórico. O prazo de concessão dependerá da proposta escolhida pela Comissão Especial de Avaliação. O Museu do Futebol não fará parte do processo.

Fonte: esportes.r7.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir