Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2015

Pais, cuidado com fotos dos filhos na internet
Atenção é essencial para evitar problemas para a família toda
Pais, cuidado com fotos dos filhos na internet
Foto: gazetaonline.globo.com

Pai é sempre babão. E ter uma foto do seu pequeno sendo muito curtida - e comentada - é sempre muito bom para o ego. Mas é preciso ter cuidado com alguns tipos de imagens dos filhos quando o assunto é internet. É que nem só de amigos é feito o mundo virtual. Fique atento!

Crianças com pouca roupa, fazendo poses engraçadas ou mesmo com o uniforme escolar podem ser sinônimos de muita dor de cabeça no futuro, explica o consultor de tecnologia e segurança na web Gilberto Sudré.

"Imagens de crianças com pouca roupa podem facilitar o trabalho de pedófilos. Esses criminosos espalham essas fotos em sites e podem até fazer montagens com as fotos do seu filho", alerta.

E até a segurança da família pode estar em risco, quando não há preocupação com o que se publica.

"Geolocalização nas fotos, criança uniformizada, imagens que identificam os locais em que a criança frequenta ou onde mora. Tudo isso facilita o trabalho de sequestradores e assaltantes. Assim como postar fotos com objetos de valor".

Cautela

O cuidado nunca é demais, resume a comunicóloga Cristiane Carvalho, 41. Com a pequena Amanda, de 6 anos, ela não vacila nas redes.

"Ela tem seis anos, mas acha que já é mocinha. Algumas amiguinhas já têm Facebook. Eu não deixo. E só mexe na internet comigo perto", conclui.

As fotos que podem gerar problemas futuros para você e seu filho

Fotos da criança em alta resolução
Uma fotografia em alta resolução garante um resultado melhor, porém a edição da imagem se torna mais fácil. Assim, ela poderá ser usada para fins comerciais sem que os pais saibam - ou que só irão descobrir muito tempo depois.

Fotos com registro de localização
Desative o localizador do celular ou da câmera fotográfica. Publicar uma foto com a localização expõe os lugares que a criança costuma frequentar, o que contribui para a ação de pessoas mal intencionadas.

Fotos da criança com o uniforme
A exposição da rotina da criança também deve ser evitada. Informações
como a escola onde ela estuda ou cursos que frequenta pode ser útil tanto para as pessoas que elaboram trotes de sequestro quanto aos que estão realmente procurando uma vítima.

Fotos da criança tomando banho
Além de ser íntimo, a imagem pode ser usada por pedófilos em busca de material para sites de conteúdo impróprio. Exibir as partes íntimas pode ser constrangedor não só para os adultos.

Fotos da criança com amiguinhos
Todos os riscos de publicar uma foto do seu pequeno na rede social também são realidade para as outras crianças. Não publique algo de outra criança sem autorização do pai.

Fotos da criança no seu trabalho
Neste tipo de publicação todos ficam expostos. Há informações referentes tanto aos pais quanto às crianças. Cuidado!

Fotos que causam constrangimento
A sua foto antiga faz você ter vergonha? Pois imagine isso exposto na web. Seu filho pode até ser vítima de bullying.

Fotos perto de objetos de valor
É uma informação valiosa para que pessoas mal intencionadas saibam, por exemplo, que seu filho tem um celular caro.

Fotos com dados da residência
Evite as imagens onde é exposto a fachada da casa, nome da rua ou pontos de referência. A segurança da família toda pode ser ameaçada.

Fotos que são "engraçadinhas"
Do dia para a noite a foto pode se tornar viral no mundo todo. E a criança estará mais exposta.

Fonte: gazetaonline.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir