Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2015

MEC reabre hoje sistema do FIES para novos contratos
Candidatos a financiamento estudantil devem fazer sua inscrição do site do programa federal até o dia 30 de abril
MEC reabre hoje sistema do FIES para novos contratos
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

O Ministério da Educação (MEC) reabre nesta segunda-feira (23) o sistema para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições do primeiro semestre devem ser feitas no portal do programa, segundo portaria publicada hoje no Diário Oficial da União.

Os candidatos precisam fazer sua inscrição até o dia 30 de abril. Antes, a adesão podia ser feita a qualquer momento.

O ministério não tem previsão de horário para a abertura do sistema.

Novas regras

Segundo o MEC, os estudantes que fizerem a adesão até o dia 29 de março ainda não estarão sujeitos às mudanças feitas por meio de portaria no final do ano passado. Aqueles que fizerem a adesão a partir do dia 30 março deverão ter obtido uma média de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e não ter zerado a redação.

O sistema foi fechado no início do ano para adequação às novas normas. A primeira previsão de reabertura era o dia 18 de janeiro. No entanto, isso não ocorreu e estudantes que aguardavam a liberação do sistema para pedir o crédito estudantil e garantir seu ingresso na faculdade tiveram problemas.

Desde o final de janeiro o sistema está aberto para renovação de contratos. As mudanças no Fies, feitas por meio de portaria no final do ano passado, causaram polêmica no setor, pela possível redução de contratos. O fundo oferece cobertura da mensalidade a juros de 3,4% ao ano. O contratante só começa a quitar o financiamento 18 meses depois de formado.Desde 2010, o Fies acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

Como fazer

O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o SisFies e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de cadastro de pessoa física (CPF), sua data de nascimento, um endereço eletrônico válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o sistema. Após prestar essas informações, o estudante receberá uma mensagem no endereço eletrônico informado para a validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o SisFies e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

Após concluir sua inscrição no SisFies, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até dez dias, contados a partir do dia posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

Após a validação das informações o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do Fies em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFies, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são os atuais agentes financeiros do programa. Se houver dúvida, o estudante deve ligar para 0800 61 6161.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir