Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2015

Saúde de Aracaju realiza mutirão contra Dengue e Chikungunya
Durante este final de semana, agentes de endemias visitaram aproximadamente 600 residências do bairro Ponto Novo.
Saúde de Aracaju realiza mutirão contra Dengue e Chikungunya
Foto: aquiacontece.com.br

Todos os sábados, a Secretaria de Saúde de Aracaju, através da Diretoria de Vigilância em Saúde (e do Programa de combate à Dengue e a Febre Chikungunya), realiza mutirões na Capital como forma de exterminar focos do mosquito Aedes aegypti, alertar a população para os cuidados diários no combate a estas doenças e aplicar larvicidas em possíveis reservatórios.

Segundo explicou o supervisor geral da Dengue em Aracaju, Sérgio Sá, este trabalho é realizado em todas as regiões da Capital e por conta do feriado prolongado se fez necessário uma intensificação no combate.

"Avaliamos a necessidade deste retorno dos trabalhos para que reiteremos a necessidade de prevenção contra estas doenças. As pessoas viajaram para a Bahia e para o interior sergipano e isso pode contribuir para que o número de pessoas com dengue aumente, uma vez que elas poderão retornar já doentes. Por esse e outros fatores compreendemos a importância deste mutirão como forma de alertar e combater", explicou.

Como na região existem diversos pontos comerciais, os Agentes aproveitavam maiores quantidades de pessoas para repassar informações sobre as doenças. De acordo com a agente de Endemias, Soleide Lima, os moradores do Ponto Novo estão muito conscientes de seus papeis na luta contra a Dengue e Febre Chikungunya.

"Nas residências pelas quais eu realizei minha vistoria não encontrei foco algum do mosquito, o que caracteriza algo bastante significativo para a contenção das doenças. Percebi que os moradores deste bairro sabem se proteger do Aedes aegypti, mantendo reservatórios tampados e recipientes, com água parada, limpos. Isso é muito bom para toda a região", frisou.

Os Agentes de Endemias também visitaram as dependências do Batalhão do Choque da Polícia Militar de Sergipe, averiguando o local e também não encontraram nenhum risco à saúde dos policiais. "No Batalhão, prezamos pela limpeza dos cômodos constantemente, porém, por mais que a gente saiba dos cuidados, sempre é bom esse reforço para nos fazer relembrar dos cuidados com estas doenças", enfatizou o policial Ozires Paulo dos Santos.

A coordenadora do Programa de Controle da Dengue da Saúde de Aracaju, Taíse Cavalcante, explicou que o maior problema encontrado nas residências, pelo Agentes de Endemias ainda é o acumulo de água como reservatório para uso doméstico, e que por isso a Dengue e a Febre Chikungunya exigem vigilância constante, tendo no apoio da população a base certa para conter o avanço do mosquito.

"Entre janeiro e abril são meses preocupantes, pois temos condições climáticas que colaboram para que o mosquito se multiplique em grande quantidade. É preciso redobrar a atenção dentro de nossas casas. Esse trabalho deve sempre ser uma ação conjunta entre a Saúde de Aracaju e o cidadão aracajuano", lembrou Taíse.

Fonte: aquiacontece.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir