Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2015

Após problema em voo da TAM, no AM
Passageiros estão em Campinas e dizem que TAM não sabe sobre malas. Segundo companhia, problema está sendo resolvido e itens serão entregues.
Após problema em voo da TAM, no AM
Foto: g1.globo.com

Passageiros que passaram por uma emergência em um voo na tarde de domingo (22), em Manaus, agora enfrentam outro problema. Em relato ao G1, por telefone, na manhã desta segunda-feira (23), alguns informaram que estão sem as bagagens desde que chegaram ao destino final e sendo prejudicados pela falta dos pertences. A companhia aérea TAM informou que lamenta os transtornos e que os itens retidos já foram liberados e serão entregues aos respectivos proprietários.

O representante comercial, Luciano Oliveira, de 39 anos, estava no voo que teve problemas e afirma que a companhia ainda não conseguiu localizar sua bagagem. "Estou em Campinas e não sei onde está minha mala. A TAM daqui disse que a mala não chegou, ligaram para Manaus e lá disseram que também não está, ou seja, a empresa não sabe me dizer onde estão minhas coisas".
Luciano, que viajou a trabalho, contou que está sendo prejudicado, pois está sem roupas para trocar e não tem como comparecer aos compromissos. "Vou ter que comprar roupas, barbeador, materiais de higiene e outras coisas porque não tenho nada, estava tudo na mala", lamentou.

O represente comercial também disse que houve descaso por parte da empresa ainda no momento que tentavam resolver o problema, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. Segundo ele, depois de 40 minutos, algumas pessoas não queriam mais entrar na mesma aeronave e pediram para retirar as malas. Nesse momento, os comissários teriam informado que se retirassem as malas seria necessário embarcar novamente e atrasaria o processo no aeroporto. "Eles olharam para o lado deles e não ligaram para a minoria que estava lá. Quando fui atrás da minha mala procurei pelo voo e fui informado que o número havia sido trocado e aquele voo não existia mais", relatou.

A contadora Celene Figueiredo também está em Campinas, em São Paulo, e passa pelo problema do extavio das malas. Ao G1, a contadora disse que abriu um processo junto a companhia áerea para tentar resolver o problema. "A TAM fala que tem 48 horas para devolver a bagagem. O problema maior é que eles não fazem ideia de onde estão meus pertences. Vou aguardar até amanhã [terça-feira] e ver se resolvem", disse.
Por meio da assessoria, a TAM informou que todos os passageiros do voo JJ 9109 (Manaus-Brasília) receberam a assistência necessária e já seguiram para o destino. Em relação às bagagens, a companhia lamenta os transtornos e informa que os itens retidos já foram liberados e serão entregues aos respectivos proprietários.

Entenda o caso
O voo JJ9109 que partiu de Manaus com destino a Brasília na tarde de domingo. De acordo com a assessoria da Infraero no Amazonas, a aeronave decolou de Manaus às 13h18 (14h18, no horário de Brasília) e retornou às 14h02 (15h02, em Brasília) à capital amazonense. Por meio de nota, a TAM informou que o pouso seguiu protocolo de segurança previsto. "A TAM informa que o voo JJ9109 retornou ao aeroporto de origem para checagem do sistema de piloto automático da aeronave e manutenção corretiva", diz trecho da nota.

Ainda de acordo com a TAM, os passageiros com conexões programadas foram reacomodados em outros voos da companhia. "Os demais passageiros que tinham Brasília como destino final serão reacomodados em um novo voo, com previsão de decolagem no período noturno. A TAM informa, ainda, que está prestando assistência necessária aos passageiros. A companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e todas as suas decisões seguem procedimentos previstos em manuais para garantir uma operação segura", finaliza a nota.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir