Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2015

Ajuste fiscal tem que começar logo, diz ministro da Fazenda
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, voltou a defender as medidas de ajuste da economia na manhã desta segunda-feira, dizendo que as decisões têm que ser tomadas de forma rápida para que 2016 seja um ano de crescimento.
Ajuste fiscal tem que começar logo, diz ministro da Fazenda
Foto: economia.terra.com.br

"Neste momento temos que votar o que tem que ser votado depois dos debates e discussões", afirmou Levu em palestra na Câmara de Comércio França Brasil, em São Paulo.

Em uma mensagem que prega a arrumação das contas públicas, ele comentou ainda que o fortalecimento fiscal facilitará o acesso à poupança de longo prazo.

"Tenho certeza que temos capacidade de fazer reengenharia da nossa economia sem grande dificuldade."

Sobre alteração em regras trabalhistas e previdenciárias, o ministro da Fazenda disse que o governo atuou onde havia distorções e que as mudanças propostas visam tornar os benefícios de proteção social mais centrados no ideal do seguro e contra imprevistos.

Incentivos
A concessão de incentivos fiscais ao setor privado gera risco jurídico, disse o ministro da Fazenda durante a palestra, reforçando que ajuste fiscal posto em prática pelo governo é importante para aliviar temores dos investidores. "A ideia de oferecer incentivos fiscais para empresas neste momento cria incerteza jurídica."

Desde que se assumiu a liderança da equipe econômica, Levy começou a reverter desonerações tributárias, que somente em 2014 atingiram R$ 104 bilhões. Uma das medidas foi o retorno da cobrança da Cide Combustível, do PIS/Cofins sobre produtos importados e a volta da cobrança do IOF em operações de crédito a pessoas físicas.

Na palestra, ele indicou que as próximas medidas a serem adotadas irão abranger os tributos federais PIS e Cofins e o imposto estadual ICMS.

"Estamos com intenção de fazer ajustes começando pelo PIS/Cofins. Estamos estudando estabelecer proposta de lei para credito financeiro do PIS/Cofins", disse Levy, sem dar mais detalhes.

"Em paralelo, há uma série de ajustes a serem feitos na questão do ICMS com cronograma de alíquotas decrescentes na origem e crescentes no destino."

Fonte: economia.terra.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir