Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-02-2015

Cantareira atinge 10,7% e recupera segundo volume morto
O n�vel dos reservat�rios do sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento de �gua da Regi�o Metropolitana de S�o Paulo, passou pela d�cima nona alta consecutiva e atingiu 10,7%. Com isso, o Cantareira recuperou a segunda cota de volume morto d
Cantareira atinge 10,7% e recupera segundo volume morto
Foto: monitormercantil.com.br

O ciclo de aumento no volume armazenado nos reservat�rios teve in�cio em 5 de fevereiro, quando o Cantareira operava com 5,2% da capacidade. Nesse per�odo, o sistema chegou a registrar um aumento de 0,6 ponto percentual (pp) entre os dias 17 e 18, maior ritmo de expans�o.

A eleva��o para 10,7% hoje se compara com os 10,6% registrados ontem - h� um ano, o sistema operava com 17,1% de sua capacidade, de acordo com a Companhia de Saneamento B�sico do Estado de S�o Paulo (Sabesp).

Apesar da continuidade no ciclo de aumentos, o Cantareira teve mais um dia seco ontem - a �ltima ocorr�ncia de chuvas foi na quinta-feira). Com isso, a pluviometria acumulada ao longo de fevereiro permanece em 266,5 mm, �ndice superior � m�dia hist�rica mensal para a regi�o, de 199,1 mm.

Segundo a Somar Meteorologia, apesar da falta de precipita��es nos �ltimos dias sobre a regi�o dos reservat�rios, o n�vel segue subindo por causa da flu�ncia dos rios.

Em nota, o instituto informa que a semana ter� tempo mais seco e sem chuvas significativas sobre o manancial por causa da forma��o de um bloqueio atmosf�rico na regi�o Sul, que impede que as frentes frias avancem sobre o Sudeste.

No entanto, a Somar afirma que esse cen�rio n�o ir� durar muito, com uma nova frente fria alcan�ando a regi�o entre os dias 28 de fevereiro e 4 de mar�o.

O n�vel do sistema Alto Tiet� permaneceu est�vel em 18,3% hoje, mesmo n�vel verificado ontem, considerando a capta��o de �gua na reserva t�cnica do sistema. Em 24 de fevereiro de 2014, o volume armazenado nos reservat�rios era de 39,2%.

Ontem, a Sabesp verificou o ac�mulo de apenas 0,1 mm de chuva na regi�o do manancial. Agora, o total de precipita��o armazenada na regi�o neste m�s totaliza 281,2 mm ante m�dia hist�rica para fevereiro de 192 mm.

O volume armazenado no Guarapiranga passou para 57,4% hoje ante 57,5% ontem e 67,1% h� um ano. O sistema teve mais um dia seco ontem - a �ltima ocorr�ncia de chuva nos reservat�rios foi na sexta-feira). No entanto, o acumulado em fevereiro, de 193,2 mm de precipita��o, tamb�m ultrapassa a m�dia hist�rica mensal, de 192,5 mm.

J� o n�vel do sistema Alto Cotia voltou a subir, atingindo 36,7% hoje ante 36,4% ontem e 36,6% no domingo - h� um ano, o manancial operava com 55,7% de sua capacidade.

A alta de hoje ocorre ap�s a Sabesp verificar ontem o ac�mulo de 3,6 mm de chuva na regi�o. Com isso, o total de pluviometria acumulada em fevereiro subiu para 140,6 mm, o que equivale a 78,59% da m�dia hist�rica mensal de chuvas para a regi�o.


Fonte: monitormercantil.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir