Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-02-2015

Irmão afirma que hospitais estão negando atendimento a skati
Segundo Emanuel Castelo Branco, servidores não querem receber o rapaz. Skatista é investigado por fraude de documento público e estelionato.
Irmão afirma que hospitais estão negando atendimento a skati
Foto: g1.globo.com

Emanuel Castelo Branco, irmão do skatista Zacarias Gondim, disse que está sendo obrigado a medicar o rapaz com calmantes em casa porque hospitais de Teresina estariam negando atendimento ao jovem. De acordo com Emanuel, devido à repercussão da acusação de fraude nos últimos dias, funcionários de alguns hospitais têm se negado a receber o irmão. Ele preferiu não citar quais as unidades teriam recusado o atendimento.
Zacarias é investigado por fraude de documento público e estelionato, segundo a polícia, por ter mentido sobre ter leucemia para arrecedar dinheiro. Ele criou uma campanha na internet onde afirmava estar enfermo e pedia ajuda financeira para o tratamento. O jovem admitiu que não tem leucemia, mas afirmou que está doente. A informação não é confirmada pela Polícia Civil e negada pelos médicos que o atenderam no sábado (21) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Gondim chegou a ser preso no dia 21, prestou depoimento e foi liberado pela Polícia Civil. Ele disse estar arrependido de ter mentido e que iria doar parte do dinheiro arrecadado. Segundo a polícia, as doações (cerca de R$23 mil) estão em duas contas bancárias, que estão bloqueadas por conta do inquérito policial.
"Está sendo muito difícil, porque ele não está nada bem. Até nos hospitais os funcionários não estão querendo receber ele por causa disso tudo que aconteceu", falou o irmão. Segundo Emanuel, o skatista tem fortes dores de cabeça e chega a ter desmaios em casa. Com receio de procurar os hospitais, ele mesmo afirma estar medicando o irmão.

"Ele está sendo sedado com calmante. Eu estou dando diazepam e dipirona para ele direto. As dores de cabeça dele são intensas, não são aquelas que só basta dar um comprimido e passa não", relatou o rapaz. Segundo ele, o delegado que investiga o caso também aconselhou que eles se resguardassem durante o período de investigações.
Emanuel disse que ele e Zacarias foram obrigados a mudar de casa após a descoberta da fraude. "Hoje em dia está difícil tudo. Eu não posso nem vir aqui na porta porque os vizinhos olham estranho. Já mudamos para poder dar um pouco mais de segurança para ele", falou o rapaz. Segundo ele, Zacarias chegou à nova na casa durante a madrugada há três dias.
Entenda o caso
O skatista Zacarias Gondim Lins iniciou há cerca de 10 dias uma campanha na internet pedindo o apoio dos amigos para o custeio de um tratamento de leucemia. O skatista gravou um vídeo falando sobre a descoberta da doença e o pedido repercutiu nas redes sociais. Ele apresentou ainda o resultado de um exame médico que comprovava a doença.
"Perdi a minha mãe há um ano e uma das influências de eu ter tido um câncer foi esse. Eu estou aqui hoje para pedir ajuda. Como o meu quadro é agudo, a médica pediu para eu tratar a minha doença em São Paulo porque aqui no Piauí não se faz transplante de medula óssea. A minha médica disse que eu não tenho condições de receber as quimios (quimioterapias). Eu preciso ir para lá urgente", disse o skatista em vídeo nas redes sociais.
Para a polícia, há indícios de que o exame usado pelo atleta seja falso. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) informou que o laudo apresentado pelo skatista não é autêntico. A médica que teve a assinatura falsificada no exame foi quem procurou a polícia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir