Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-02-2015

Cientistas britânicos batem recorde de velocidade com 5G
Cientistas do Centro de Inovação 5G da Universidade britânica de Surrey (5GIC) conseguiram estabelecer conexões de dados móveis que superam em milhares de vezes a velocidade dos dispositivos atuais, segundo informou quinta-feira a emissora "BBC"
Cientistas britânicos batem recorde de velocidade com 5G
Foto: atarde.uol.com.br

A tecnologia desenvolvida no centro pode transmitir informação a um terabyte por segundo, 99% mais rápido que os 7,5 gigabytes por segundo que já tinham conseguido até agora.
Com essa conexão 5G, 65 mil vezes mais rápida que a 4G utilizada pelos atuais dispositivos móveis, poderia baixar um arquivo cem vezes maior que um filme em alta qualidade em apenas três segundos, segundo os pesquisadores.
Trata-se de uma capacidade de transmissão "similar à fibra ótica, mas sem cabos", relatou o diretor do centro britânico, Rahim Tafazolli.
A equipe de pesquisadores conseguiu resultados em condições controladas do laboratório, transmitindo dados a distâncias de cem metros.
Segundo os cálculos do 5GIC, essa tecnologia poderia ser inaugurada em 2018, mas o órgão regulador das telecomunicações britânicas (Ofcom) não prevê que o 5G esteja pronto para ser lançado no mercado até 2020.
De acordo com as previsões do Ofcom, a tecnologia 5G permitirá aos usuários transmitir dados a uma velocidade real de até 50 gigabytes por segundo.
Tafazolli afirmou que, apesar das altas velocidades alcançadas no laboratório, o 5G ainda tem que superar diversos desafios técnicos antes de substituir o atual 4G.

Fonte: atarde.uol.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir