Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2015

Astronauta da ISS faz homenagem ao "Sr. Spock" com saudação
Terry W. Virts postou foto fazendo o sinal em direção à Terra. Leonard Nimoy morreu na sexta-feira (28), aos 83 anos, em Los Angeles
Astronauta da ISS faz homenagem ao
Foto: g1.globo.com

O astronauta norte-americano Terry W. Virts Jr., que está em missão desde novembro de 2014 na Estação Espacial Internacional (ISS), prestou neste sábado (28) sua homenagem ao ator Leonard Nimoy, o Spock de "Jornada nas estrelas", que morreu nesta sexta-feira (27), aos 83 anos, nos Estados Unidos.
Virts postou na conta do Twitter da ISS uma foto fazendo o sinal consagrado pelo Sr. Spock na série de TV, a saudação vulcana, com os dedos colados formando a letra V, da janela da estação espacial, com o planeta Terra ao fundo. A foto foi compartilhada por milhares de fãs de Nimoy.
O ator morreu em sua casa em Bel Air, bairro de Los Angeles. Sua mulher, Susan Bay Nimoy, confirmou a notícia ao "New York Times", dizendo que a causa da morte foi o estágio final de doença pulmonar crônica obstrutiva.

Veja mensagens divulgadas:
Barack Obama:
"Leonard era um amante das artes e humanidades, um defensor das ciências, generoso com o seu talento e seu tempo. E, claro, Leonard foi Spock . Cool, lógico, de orelhas grandes e sangue-frio , o centro da visão otimista e inclusiva de Star Trek sobre o futuro da humanidade .
Eu amei Spock .
Em 2007 , tive a oportunidade de conhecer Leonard pessoalmnete. Era lógico cumprimentá-lo com o sinal universal para "Vida longa e próspera". E aos 83 anos neste planeta - e com suas visitas a muitos outros - é claro que Leonard Nimoy fez exatamente isso. Michelle e eu nos juntamos aos seus familiares , amigos e incontáveis ​​fãs que sentem tanto a sua falta hoje. "
Twitter oficial da Nasa: "Descanse em paz, Leonard Nimoy. Muitos de nós na Nasa fomos inspirados por "Jornada nas estrelas"".
William Shatner, ator que interpretou James T. Kirk: "Eu o amei como um irmão. Sempre vamos amar seu humor, seu talento, e sua capacidade de amar".
Tom Hanks, ator: "Leonard Nimoy foi mais que Mr. Spock. Mas Mr. Spock é um presente para todos nós. Vida longa e próspera".
Patrick Stewart, ator: "Foi com tristeza que ouvi sobre a morte de Leonard Nimoy. Tive sorte de passar tantas horas felizes e inspiradoras com ele. Ele não será esquecido."
Seth McFarlane, roteirista e ator: "Leonard Nimoy nos trouxe um dos maiores e mais nobres personagens na história das narrativas americanas".
Moby, cantor: "Não, não não, não. Tão triste. Leonard Nimoy não pode ter morrido".
Zachary Quinto, ator: "Meu coração está partido. Eu te amo profundamente, meu querido amigo. Eu vou sentir sua falta todos os dias".
Larry King, apresentador: "Ele criou um papel que ninguém mais podia interpretar. Roteirista, ator e diretor com múltiplos talentos. Um tremendo e doce homem. Descanse em paz, Leonard Nimoy".
Jonathan Frakes, diretor de "Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato" (1996): "Descanse em paz, o melhor oficial comandante".
J.K. Rowling, escritora: "Descanse em paz, Leonard Nimoy".
Nathan Fillion, ator: "Eu sempre fui e sempre vou ser seu fã. Obrigado".
Felicia Day, atriz: "Em silêncio, um por um, Henry Wadsworth Longfellow
Lucas Lima, músico: "R.I.P Spock, na sua lendária blusa branca e dourada."
Doença no pulmão
Na semana passada, ele foi internado às pressas em um hospital de Los Angeles, EUA, após sentir fortes dores no peito. De acordo com o site TMZ, Nimoy precisou ir ao hospital várias vezes nos últimos meses devido a complicações decorrentes da doença.
Em fevereiro do ano passado, ele revelou ter uma grave doença no pulmão. "Parei de fumar 30 anos atrás. Não cedo o suficiente. Eu tenho COPD [doença pulmonar obstrutiva crônica]. O vovô aqui diz pare agora!", escreveu em sua conta oficial no Twitter, na ocasião.

Ao final da mensagem, como é comum em todos os seus posts na rede social, ele se despedia com a sigla LLAP, que significa Live Long and Prosper ("Vida e longa e próspera", saudação tadicional de "Jornada nas estrelas").
A enfermidade de que Nimoy sofria – conhecida no Brasil como DPOC – tem forte relação com o fumo. Ela é mais comum em adultos, principalmente a partir dos 40 anos. Causa falta de ar, fadiga muscular e insuficiência respiratória, e é apontada pelo Ministério da Saúde como uma das principais causas de mortalidade no Brasil.
Biografia
Leonard Nimoy Simon nasceu em Boston, EUA. Seus pais eram imigrantes judeus da Ucrânia. Ele desenvolveu interesse em atuar em uma idade precoce, sendo sua primeira aparição no palco aos oito anos em uma produção de "Hansel e Gretel". Ele fez aulas de teatro por um tempo no Boston College, e, depois de sair de casa para prosseguir a sua carreira em Hollywood, ele conseguiu seu primeiro papel principal no filme "Kid Monk Baroni", de 1952.
Depois de servir no Exército de 1953 a 1955, ele fez pequenos papéis em alguns filmes, mas principalmente em séries de TV, aparecendo em episódios de "Dragnet", "Sea Hunt", "Bonanza", "Wagon Train", "Rawhide", "The Twilight Zone", "Os Intocáveis", "The Outer Limits", "The Virginian", "Get Smart" e "Gunsmoke" antes de alcançar a fama em "Jornada nas estrelas".
Mais recentemente, ele retornou à série "Fringe" como o maníaco professor William Bell, e fez a voz de Spock em um episódio de 2012 de "Big Bang Theory". O último trabalho dele como Spock foi "Além da escuridão: Star Trek" (2013), segundo longa da franquia desde a retomada com "Star Trek" (2009), sob direção de J.J. Abrams.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir