Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2015

No AP, 24 mil meninas de 9 a 11 anos devem ser imunizadas co
Campanha da vacinação inicia nesta segunda-feira (2), nas UBSs e escolas. Cobertura vacinal também é para mulheres de 14 a 26 anos com vírus HIV.
No AP, 24 mil meninas de 9 a 11 anos devem ser imunizadas co
Foto: g1.globo.com

Começa nesta segunda-feira (2) a campanha 2015 de imunização contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), destinada a meninas de 9 a 11 anos. A vacinação é dividida em 3 doses e previne contra o câncer de colo de útero. A meta é imunizar 80% da população alvo que chega a 24.022 meninas. Em 2015, a vacina também será disponibilizada para mulheres de 14 a 26 anos infectadas pelo vírus HIV.
Em 2014, a campanha de vacinação tinha como público alvo apenas meninas de 11 a 13 anos. A imunização para essa faixa etária foi incluída na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), no Calendário Nacional de Vacinação.
A partir de segunda-feira as vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e possivelmente nas escolas das redes pública e privada de ensino.

"Cabe a cada município definir como será a estratégia de cobertura vacinal, mas indicamos que seja disponibilizada a vacina nas escolas. Assim, teremos um acesso mais rápido às meninas e os pais poderão autorizar ou não a imunização", comentou a enfermeira da Unidade de Vigilância Epidemiológica (UVE) do Amapá, Kelly Dutra.
A vacinação em meninas de 9 a 11 anos é feita em três doses: a primeira, no mês de março; a segunda seis meses depois de receber a primeira (setembro); e a terceira, após 5 anos da primeira dose.
A novidade de 2015 é a inclusão das mulheres infectadas pelo vírus HIV, que aconteceu após a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). A entidade identificou que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e Aids. A vacinação deve acontecer com intervalos de dois meses (após a primeira dose) e seis meses (após a segunda dose).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir