Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-03-2015

Além do “masculino” e “feminino”: Facebook já permite person
O Facebook liberou hoje para usuários brasileiros a ferramenta de personalização de gênero. Agora, além de “masculino” ou “feminino”, será possível selecionar uma lista de 17 opções, como “neutro”, travesti” e “pessoa trans”, ou ainda escrever livremente
Além do “masculino” e “feminino”: Facebook já permite person
Foto: info.abril.com.br

A ferramenta tem ainda opções avançadas de privacidade, permitindo que o usuário selecione se sua definição de gênero é pública ou restrita a amigos ou grupos de amigos específicos. Também é possível definir com qual pronome o usuário preferem ser tratado: masculino, feminino ou neutro. A opção ajuda, por exemplo, nos casos em que o Facebook emite alertas de aniversário.

Se um usuário selecionar a opção de pronome "feminino", seus amigos receberão a mensagem "Deseje Feliz Aniversário a Ela". Se a escolha for pelo "neutro", a mensagem exibida aos amigos será "Deseje-lhe feliz aniversário!".

Segundo o Facebook, a nova ferramenta, desenvolvida em parceria com grupos de defesa dos direitos LGBT, é uma forma simples de ajudar as pessoas a expressar melhor suas identidades. O recurso já havia sido lançado na semana passada nos Estados Unidos e está disponível também em países como Argentina, Reino Unido, Canadá, Austrália, França, Espanha, Itália, Alemanha e Dinamarca.

Em cada país, o Facebook elaborou uma lista específica de sugestões de definições de gênero. Confira abaixo as 17 brasileiras:

- Cross gender
- Feminino
- FtM
- Homem (trans)
- Homem transexual
- Masculino
- MtF
- Mulher (trans)
- Mulher transexual
- Neutro
- Pessoa trans
- Pessoa transexual
- Sem gênero
- Trans homem
- Trans mulher
- Transgênero
- Travesti

Fonte: info.abril.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir