Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-03-2015

Velho Nilmar renasce e ganha carinho com status de "goleador
Atacante é destaque na vitória sobre o Emelec e ganhou elogios de Aguirre, que o bancou para o duelo: "São nos jogos decisivos que aparecem os grandes jogadores"
Velho Nilmar renasce e ganha carinho com status de
Foto: globoesporte.globo.com

Recontratado pelo Inter em setembro do ano passado, Nilmar voltou para o clube em que foi lançado assumidamente com objetivo de sentir "adrenalina" do futebol brasileiro. Sentimento que provou em 2008, quando foi decisivo e marcou na final da Copa Sul-Americana. Sensação que voltou a saborear na noite desta quarta-feira, quando acabou como o melhor jogador em campo na vitória sofrida por 3 a 2 sobre o Emelec, no Beira-Rio.

Desde o início, o centroavante mostrava que seria uma noite diferente. Voltava a ser rápido, participativo e também perigoso contra a zaga adversária. Logo aos 10 minutos, recebeu passe preciso de D’Alessandro, se livrou do marcador e chutou no canto esquerdo de Dreer. Naquele momento, acabava com seca de nove jogos sem balançar as redes.

Emocionado com olhar de choro, Nilmar dividiu essa adrenalina com o torcedor. Correu em direção às arquibancadas e abraçou colorados, em um gesto que soou como uma reconciliação. Afinal, acordava ali aquele menino que surgiu no Beira-Rio, mas que até então não tinha conseguido deslanchar.

- Faltava era uma grande atuação, eu sei que sou capaz. Saio mais feliz pela atuação do que pelo gol. Às vezes se joga mal, mas o gol apaga. Hoje, tive a felicidade de ajudar com o gol e com o passe - destacou em entrevista coletiva.

Se a titularidade do centroavante chegou a ser questionada por imprensa e torcida, Nilmar nunca esteve fora dos 11 favoritos de Diego Aguirre. A cada coletiva, o treinador atestou a titularidade do atacante. E o atleta agradeceu a confiança do comandante que conhece desde os tempos de Oriente Médio.

- Ele me conhece. Conviveu dois anos comigo. Nos ajudamos lá (no Catar). Tenho essa confiança porque ele sabe o que posso render. Ele me cobra no dia a dia. Eu sou mais autocrítico ainda. Voltei para resgatar aquela adrenalina. O Aguirre foi fundamental e está me dando confiança. É importantíssimo. A cobrança é muito grande - avalia.
No segundo tempo, Nilmar esteve presente quando o time mais precisou. O Inter tinha sofrido a virada, quando o atleta fez lançamento preciso para Alex igualar o marcador. Ainda quase marcou o seu segundo na partida. Tocou por cobertura, da entrada da área, mas Dreer conseguiu voltar a tempo para espalmar pela linha de fundo.

Após o confronto, Diego Aguirre falou com orgulho do atacante. Reiterou a confiança no atleta e deixou claro: para o treinador, pouco importa se Nilmar for artilheiro ou não. A maior importância é que o jogador balance as redes em momentos cruciais, como na noite desta quarta-feira.

- É preciso dar tempo para os grandes jogadores. O Nilmar estava em uma fase difícil, mas eu quero que ele marque em jogos decisivos, nem tanto no Gaúcho. São nos jogos decisivos que aparecem os grandes jogadores. Estou muito feliz. Esperava que o Nilmar fosse o Nilmar normal, como tem que ser - elogiou o treinador.
No final do segundo tempo, Nilmar sentiu dores musculares e precisou encerrar a partida na base do sacrifício. Será reavaliado pelo departamento médico para definir se precisará de tempo maior de recuperação.

É claro que o gol contra o Emelec não foi em uma decisão de campeonato, como foi em 2008. Mas pela comemoração e vibração dos torcedores, o triunfo foi recebido como se fosse uma final, já que colocou o Inter em boa posição para se classificar para as oitavas da Libertadores. Atualmente, é o segundo do Grupo 4, ao lado do próprio Emelec, mas com menor saldo de gols.

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir