Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-03-2015

Palco da decisão da Copa do Rei gera polêmica entre Athletic
Finalistas concordam que Bernabéu é o melhor estádio, mas Madrid já barrou decisão entre os dois em 2012. Jornal da capital aponta "saída perfeita" para os merengues
Palco da decisão da Copa do Rei gera polêmica entre Athletic
Foto: globoesporte.globo.com

Barcelona e Athletic de Bilbao garantiram na quarta-feira suas vagas na final da Copa do Rei e iniciaram um debate que promete esquentar a Espanha nos próximos meses: onde será disputada a decisão? O jogo, marcado para o dia 30 de maio, acontece tradicionalmente em um campo neutro, e todas as direções apontam para um duelo no Santiago Bernabéu, mas a notícia pode não agradar ao Real Madrid.

A tensão política é grande entre Madri e os dois territórios mais independentistas da Espanha - que inclusive costumam se juntar em protestos contra a capital -, o País Basco, que tem seu principal centro em Bilboa, e a Catalunha, de Barcelona. A rivalidade passa para o campo, e a ideia de uma "festa dos rebeldes" no palco do Real, time ligado ao governo durante sua história, pode não agradar.

O problema para os merengues é que, no momento, a escolha do Bernabéu parece ser a mais lógica. O Camp Nou e o San Mamés, dois estádios grandes e modernos, não podem receber a final por terem como donos Barcelona e Athletic. O Calderón, do Atletico de Madrid, terá um show no dia da decisão, mesmo caso do Estádio Olímpico de Barcelona, e o Mestalla, do Valência, recebeu a final do ano passado entre Barça e Real. Quem bate o martelo é a federação, e os clubes não podem negar sem uma justificativa considerada válida.

Outra opção que existe é o Estádio Olímpico de La Cartuja. Com capacidade para 60 mil pessoas, é o terceiro maior da Espanha, atrás do Camp Nou e do Bernabéu, e fica em Sevilla. A escolha será feita na próxima semana, em uma reunião na federação com os membros das diretorias dos dois finalistas. Ambos declararam preferência por disputar o título no Bernabéu, no Athletic pelo técnico, Valverde, e no Barça quem se pronunciou foi o presidente Bartomeu.

- É um palco ideal para a final. Queremos que o estádio escolhido tenha o máximo de capacidade. Essa final é uma festa, e nossos fãs gostam de viajar para longe e acompanhar a equipe - disse Bartomeu, em entrevista logo após a classificação diante do Villarreal, para o Canal+.

Não é a primeira vez que esse tema é polêmica na Espanha. Em 2012 os mesmos Barcelona e Athletic fizeram a final, declararam que queriam jogar no Bernabéu, mas o Real Madrid justificou que tinha "obras apalavradas" com uma construtora, e o jogo aconteceu no Vicente Calderón para público de 54 mil espectadores. No estádio merengue cabem 81 mil.

O jornal esportivo "As", da capital, resolveu se posicionar e coloca em seu site a manchete: "O Madrid tem uma saída", dizendo que o clube, que ainda não se pronunciou sobre o assunto, pode "escapar" de receber a partida. A saída apontada pelo diário é o seu time B, o Real Castilla. A equipe dirigida por Zinedine Zidane, atualmente na terceira divisão da Espanha, pode ter de disputar um playoff de acesso para a segunda, mas só saberá ao certo no dia 18 de maio, data do fim da primeira fase.

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir