Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-03-2015

PF faz operação contra lavagem de dinheiro em quatro estados
Quadrilha tinha esquema de evasão de divisas com grupo que agia no Paraguai
PF faz operação contra lavagem de dinheiro em quatro estados
Foto:

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a Operação Bemol, em parceria com a Receita Federal, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que, em menos de cinco anos, desenvolveu um esquema multimilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. De acordo com a PF, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva, 34 mandados de prisão temporária, 25 mandados de condução coercitiva e 68 mandados de busca e apreensão nos municípios de Foz do Iguaçu (PR), Santa Terezinha de Itaipu (PR), Matelândia (PR), Cascavel (PR), Toledo (PR), Altônia (PR), Joinville (SC), Soledade (RS), Ribeirão Preto (SP) e Monte Aprazível (SP). Estão envolvidos na ação 230 policiais federais e 30 servidores da Receita Federal.

Os criminosos usavam contas bancárias de 87 empresas, geralmente fictícias, para receber valores de pessoas interessadas em adquirir mercadorias, drogas e cigarros vindos do Paraguai. As investigações constataram que as empresas contratadas pela organização criminosa movimentaram R$ 600 milhões de origem ilícita.

A quadrilha lavava o dinheiro de origem ilícita vindo do Paraguai e transferia esse dinheiro para contas bancárias comandadas por doleiros. A operação foi batizada de "Bemol" por possuir o mesmo propósito da Operação Sustenido, deflagrada há menos de um ano pela Polícia Federal e pela Receita Federal em Foz do Iguaçu, que desarticulou organização criminosa especializada na prática dos mesmos delitos investigados na Operação Bemol.

O papel das organizações criminosas descobertas pelas Operações Sustenido e Bemol era o de fazer a ligação entre traficantes de droga, "cigarreiros" e empresários brasileiros, com os fornecedores de tais produtos residentes no Paraguai.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir