Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-03-2015

Irmão detona filho de Chorão no dia do aniversário de morte
Ricardo Abrão aparece em vídeos acusando Alexandre de não respeitar a família nem a memória do pai; produtores de musical rebatem.
Irmão detona filho de Chorão no dia do aniversário de morte
Foto: ego.globo.com

Nesta sexta-feira, 6, Ricardo Abrão, irmão do cantor Chorão, usou a web para publicar três vídeos com uma série de acusações a Alexandre Abrão, filho do músico morto há exatos dois anos - no dia 6 de março de 2013.

Entre as acusações, estão a de que Alexandre teria feito uma festa no apartamento do pai duas semanas após sua morte, de que ele não teria respeito pela família paterna e de que o musical "Dias de Luta, Dias de Glória" - apoiado e divulgado por Alexandre - ofenderia a memória do músico. O espetáculo, idealizado e dirigido por Bruno e Luiz Sorrentino, estreia dia 13 em São Paulo e pretende contar a trajetória banda Charlie Brown Jr. Os dois enviaram uma carta rebatendo as acusações (leia ao fim da matéria).

No texto de apresentação dos vídeos, gravados por amigos, consta a seguinte explicação: "Neste vídeo, gravado na casa de Dona Nilda, mãe de Alexandre Magno Abrão (Chorão), seu irmão Ricardo revela a verdade sobre a vida do nosso Chorão, meu amigo e irmão de Ricardo. O músical "Dias de Luta, Dias de Glória", contradiz o que o próprio Chorão sempre disse: "Podem me tirar tudo o que tenho, só não podem me tirar as coisas boas que eu já fiz pra quem eu amo!" Hoje completam dois anos da morte de Chorão".
Confira alguns trechos do discurso de Ricardo Abrão:

"Antes de mais nada é muito triste esse dia, em que faz dois anos que o meu irmão sumiu, foi embora, e nos deixou, deixou muitas saudades. Quero comentar a minha indignação pelas atitudes do filho dele com relação as vontades do próprio pai" (...)
"O que meu irmão fez em vida tem que ser respeitado, coisa que o seu Xande não respeita. Você dá risada, faz festa duas semanas após a morte do seu próprio pai (...), nós sabemos porque as notícias correm, voam, e temos conclusões com relação a isso. Começou com o filme que ele tem que foi direção dele, roteiro dele, e você simplesmente roubou, passou a mão grande, quis produzir o negócio, fez festa na semana seguinte da morte do meu irmão, levou tudo, tudo, tudo e não deu sequer um telefonema para a minha mãe (...) Desculpa é que está muito difícil de falar agora" (...)

Aparentando estar bastante abalado, algumas vezes Ricardo se perde durante o raciocínio, mas explica: "Estou há três dias sem dormir, não uso drogas, bebo um pouquinho e fumo um cigarro, mas sou consciente suficientemente para entender a pilantragem, a covardia de uma família que só humilhou o meu irmão".

Outra crítica de Ricardo diz respeito a primeira mulher de Chorão, Thaís, mãe de Alexandre, que teria traído o músico quando os dois estavam juntos. "(...) Vocês só humilharam o meu irmão, humilharam por demais, começou com a tua mãe Xande, a Thaís (...) Mas tudo bem, em nenhum momento eu, a minha irmã, a minha família, que é a família de verdade do Alexandre, reivindicamos qualquer tipo de herança do patrimônio. A única coisa é o que o meu irmão deu em vida, poxa. O que a Thaís, a tua mãe, mandou um e-mail para o Maurício Khury que só vai deixar a minha mãe no apartamento dela enquanto ela viver. Teve uma audiência de pensão no dia 29 de julho do ano passado em que você simplesmente nem olhou para a cara da tua avó. Por que isso? Por causa de ganância. O meu irmão socou a cara da tua mãe, bateu, socou a cara dela e do tio Franco porque ela estava transando, dando, se catando no carro dela, meu irmão quebrou o carro da sua mãe inteirinho, quebrou a cara dela e a cara do cara" (...) Infelizmente existem pessoas assim nessa vida. No primeiro ano de casamento... Acho que o casamento dele acabou por causa disso, porque ele flagrou ela com o Tite Franco.

Ricardo afirma diversas vezes que a "verdadeira mulher de Chorão" e "sua musa inspiradora foi a segunda mulher, Graziela Gonçalves. E critica o fato de ela aparecer omo coadjuvante no musical "Dias de Luta, Dias de Glória".

"Na verdade, já que esse Bruno Sorrentino (aí faz sinal com o dedo mandando ele para aquele lugar) não teve o cuidado de simplesmente ligar para a mãe do meu irmão, ligar para mim e falar "estou fazendo isso, isso e isso"... Eles estão fazendo tudo por conta deles, eles acham que são donos do Alexandre, roubaram todo o dinheiro do meu irmão, querem tomar o apartamento da minha mãe, enfim... não é que isso é ladainha, é fato. Já que não tiveram esse cuidado, inclusive eu liguei para o Lavo, mandei um recado e ele disse "Isso é só um musical". Aonde é que entra a participação da Thais na vida do meu irmão? A participação da Thais na vida do meu irmão é traição, pilantragem (...) Quando ela ficou grávida, não sei nem se é do meu irmão ou não porque o Xande é um retardado. Viu Xande? Você é um retardado, não tem nada a ver com o meu irmão. Meu irmão é um cara inteligente de pegada, de atitude, maior compositor do Brasil e você parece um debiloide. Todo mundo fala sobre isso. Não tem nada a ver com o meu irmão" (...)

"A mulher de verdade na vida do meu irmão sempre foi a Graziela. As músicas, a inspiração, ela é a musa inspiradora dele, a Graziela ele realmente amava de verdade, era a mulher dele. Agora a Thais? Naldo? Reginaldo? Murilo? Pelo amor de deus é a corja da corja da corja. Será que o Bruno Sorrentini vai colocar um carro no palco e pegar a atriz que vai pegar o papel da Tais para botar ela no carro transando com outro? Porque o papel dela na vida do meu irmão foi esse. Humilhou meu pai, não deixava ele ver o Xande quando foi bater na porta deles quando ele tinha oito meses. Depois levou o Xande para os Estados Unidos e meu irmão ficava literalmente de joelhos pedindo para ver o filho e não deixavam"

"Hoje completa dois anos que meu irmão se foi e eu estou muito triste pela falta dele, coisa que o Xande não está nem aí. Como disse, na segunda semana que ele morreu ele tava dando festa. Levaram tudo, passaram a mão em tudo. Lembra Thais? Eu tive a infeliz ideia de te contar onde ele tinha dinheiro guardado, os dólares, porque eu não imaginava que você fosse tão pilantra como é. Você e a corja da tua família inteira. Sem falar no DZ6 (rapper que interpreta Chorão na peça). É um bosta, esse não vale o que come. Cadê a família verdadeira do Chorão no filme? Minha mãe, meu pai, meus irmãos, Graziela que é a mulher de verdade dele?".
Produtores de peça rebatem acusações
Após as declarações de Ricardo, Bruno e Luiz Sorrentino, produtores do musical "Dias de luta, dias de glória", divulgaram uma carta de repúdio às acusações. "Não é porque a sua voz não foi ouvida que não há verdade num projeto de um ano de pré-produção e roteiro, envolvendo pessoas que também, assim como o senhor, estiveram presentes na vida do Chorão (...)

"Declarar opiniões sem legitimidade, de forma descontrolada e alterada só nos mostra o quão deturpada é essa tentativa de formação de opinião contrária. Uma pessoa que ama o próximo e ama o falecido irmão protegeria a honra e não exporia coisas que não são de domínio público, trazendo ódio e rancor para uma banda de marco nacional", diz um trecho.
"Como não é de nossa índole falar ou fazer acusações como vossa senhoria assim o fez, decidimos declarar de forma mais incisiva os seguintes pontos: O musical é uma homenagem a banda CBJr e ao Chorão, sem pretensões de denegrir a imagem de ninguém. Basta assisti-lo para ver como cada um é retratado. O apoio do filho do Chorão se fez necessário, uma vez que houve a presença de coração, de alma e de boas intenções. A questão de direitos autorais é de ponto pacífico, uma vez que o senhor não possui tais".

A dupla conta ainda que registrou um boletim de ocorrência contra Ricardo "para nos precaver dessa série de vídeos, gravados de forma amadora e com um teor de "loucura e falta de sobriedade"", e questiona: "Por que, ao invés de denegrir a imagem dos outros, não trabalha na tentativa de se reerguer e conquistar um espaço próprio para sua realização profissional? Ou quem sabe cuidar dos processos na justiça que já constam em seu nome? Vale ressaltar o processo de pressupostos maus tratos com a própria mãe. Meu caro, pense muito antes de atingir ou tentar criar coisas que só existem na sua cabeça, ou pertencem tão somente à sua verdade".
Crise familiar não é novidade
Em janeiro deste ano, quando Tânia Abrão, outra irmã de Chorão, morreu, Elias, primo do músico (e irmão da apresentadora Sônia Abrão), conversou com o EGO e revelou que a grande preocupação de toda a família era dona Nilda, a matriarca dos Abrão. "Minha tia não vai aguentar. Mais um filho que ela perde! E com toda a situação que eles estão vivendo... Ela vai surtar!", disse Elias na época. Os problemas aos quais o produtor se referia eram relacionados a Alexandre, filho de Chorão. De acordo com Elias, após a morte do músico, Alexandre passou a afirmar que o apartamento em que a avó mora é seu - apesar de ter a deixado viver lá - e interrompeu o pagamento da mesada que o cantor dava à mãe para sustentar o local e comprar remédios. O caso está na Justiça.

Fonte: ego.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir