Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-03-2015

Vacinação contra o HPV começa nesta terça-feira
Começa nesta terça-feira (10) , Campanha Nacional de Vacinação Contra o Papiloma Vírus Humano, HPV. Apesar de o Ministério da Saúde ainda não ter divulgado a estratégia, algumas prefeituras da Baixada já informaram quantas meninas devem ser imunizadas.
Vacinação contra o HPV começa nesta terça-feira
Foto: www.atribuna.com.br

Em seis cidades que enviaram informações à Reportagem, a meta parcial será de 28.947 meninas de 9 a 11 anos, com exceção de Guarujá, que aplicará a vacina em garotas até 13 anos.

Os pais ou responsáveis devem levar a adolescente nas unidades de saúde com a carteira de vacinação e documento de identificação. Por enquanto, somente em Itanhaém haverá vacinação nas escolas mas, segundo a Prefeitura, ainda não há cronograma definido.

Segundo a chefe do setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Praia Grande, Denise Gatto, meninas de 12 e 13 anos que não tomaram a vacina na etapa inicial da campanha, que ocorreu em 2014, também podem procurar as unidades de saúde. "Trata-se de um mecanismo importante para ajudar a proteger contra o câncer de colo uterino, uma das doenças que mais mata mulheres no País".

São três doses da vacina: a segunda é dada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira.

A partir de setembro, as meninas receberão a segunda dose, mas ela fica disponível o ano inteiro na rede pública de saúde.

Todos os detalhes serão divulgados pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, na manhã de hoje.

Entenda

A vacina contra HPV protege mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, ela é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual ou de mãe para filho no momento do parto.

Veja onde ir

Itanhaém
Onde ir: Unidades de Saúde de Família (USF), das 8 às 17 h. Também haverá nas escolas, mas o cronograma ainda não foi divulgado.
Público: 2 mil meninas entre 9 e 11 anos.

São Vicente
Onde ir: Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda à sexta-feira, das 9 às 16 h. As UBS Sambaiatuba e Ponte Nova não participam da campanha por motivo de reforma.
Público: 80% das meninas de 9 a 11 anos, o que equivale a 6.460 meninas.

Santos
Onde ir: UBSs, das 9 às 16 h.
Público: 5.846 meninas de 9 a 11 anos.

Guarujá
Onde ir: UBSs e Unidades de Saúde da Família (Usafa), das 8 às 17 h.
Público: 7.652 meninas de 9 a 13 anos (com 1ª e/ou 2ª dose).
Mulheres portadoras do vírus HIV também vão receber a vacina, mas apenas Unidade de Infectologia Hospital Dia William Rocha (Rua Hélio Ferreira, 370, Jardim Boa Esperança).

Bertioga
Onde ir: UBSs, das 8 às 17 h.
Público: 1.500 meninas de 9 a 13 anos.

Peruíbe
Onde ir: Casa da Mulher (Centro) e UBSs Caraguava, Parque do Trevo, Jardim Ribamar, e Jardim Veneza.
-Não informou a meta de público.

Praia Grande
Onde ir: 21 unidades de Saúde da Família (Usafa) e Multiclínicas, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.
Público: 5.489 meninas de 9 a 11 anos (de 12 a 13 anos também podem ser vacinadas).

As prefeituras de Cubatão e Mongaguá não responderam até o fechamento da edição

Fonte: www.atribuna.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir