Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-03-2015

Putin admite ter ordenado anexação da Crimeia antes de refer
Chefe do Kremlin contará detalhes da anexação em documentário na TV. Antes, ele afirmava que intervenção foi só para garantir referendo.
Putin admite ter ordenado anexação da Crimeia antes de refer
Foto: g1.globo.com

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu que ordenou a anexação da Crimeia horas depois de o parlamento ucraniano depor o então presidente do país, Viktor Yanukovich, uma semana antes de as autoridades regionais da península se rebelarem contra o governo central da Ucrânia e convocarem o referendo independentista.
A televisão estatal russa "Rossia" adiantou ontem à noite algumas cenas de um documentário que será exibido nos próximos dias, no qual o chefe do Kremlin contará os detalhes da anexação da Crimeia e da operação especial para tirar Yanukovich de Donetsk, sua cidade natal, para onde fugiu na madrugada de 22 de fevereiro.
"Tínhamos colocado metralhadoras de grande calibre para não ter que falar. Estávamos preparados para tirá-lo de Donetsk, por terra, mar ou ar. Na noite de 22 para 23 de fevereiro, quando acabamos, perto das 7 da manhã, disse aos colegas que devemos começar a trabalhar em recuperar Crimeia para a Rússia", reconheceu Putin.
Embora Putin já tivesse reconhecido a participação das tropas russas na anexação da Crimeia, sempre tinha afirmado que essa intervenção foi iniciada para garantir a realização do referendo sobre a reunificação, convocado pelas autoridades rebeldes pró-russas da península em 1º de março do ano passado.
"Realmente usamos nossas Forças Armadas, mas só para dar às pessoas que vivem neste território a possibilidade de expressar sua opinião sobre seu futuro", disse Putin na cidade de Yalta, na península, em agosto do ano passado.
O presidente russo sempre defendeu que a Crimeia é um território historicamente russo que foi injustamente integrado na Ucrânia em 1954, quando ambos faziam parte da União Soviética.
Em 16 de março de 2014, há praticamente um ano, a Crimeia realizou um referendo, não reconhecido pela Ucrânia nem pela comunidade internacional, no qual quase 97% dos eleitores disseram sim à reunificação com a Rússia.
Só dois dias depois, em 18 de março, a Rússia consumou a anexação do território ucraniano em um ato solene no Kremlin, no qual Putin e os líderes da península assinaram o tratado bilateral que transformou a república da Crimeia e a cidade de Sebastopol em dois novos membros da Federação Russa.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir