Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-03-2015

Treinos nos EUA e estatísticas deixam Cássio em melhor fase
Goleiro se vê em melhor momento desde o Mundial graças a trabalho de base e estudo com departamento específico do clube. Nem de rodízio ele participa
Treinos nos EUA e estatísticas deixam Cássio em melhor fase
Foto: globoesporte.globo.com

A ideia inicial do goleiro Cássio em 2015 era disputar a maioria das partidas pelo Corinthians, tentar manter uma regularidade e, a partir daí, sonhar com conquistas coletivas e individuais. Dois meses depois de uma dura pré-temporada na qual chegou a treinar em três períodos, Cássio se considera "voando".
O período de um mês só de treinos foi fundamental para o goleiro entrar em forma e evitar lesões no início da temporada. Entre 2013 e o início de 2014, por exemplo, ele teve a boa fase interrompida por causa de vários problemas diferentes – mão, coxa, ombro, entre outros. A preparação física definiu um cronograma especial para proteger o goleiro.
Nos EUA, além dos dois períodos de treinos comandados por Tite, Cássio teve um "terceiro turno" de atividades na academia, à noite, para acelerar a queima de gordura. O esforço deu resultado. Até agora, Cássio só ficou fora do time por suspensão: expulso contra o Palmeiras, não enfrentou o Botafogo, pelo Campeonato Paulista.
– Cheguei um pouco acima, com percentual de gordura alto, mas sabia que precisaria estar bem fisicamente e tecnicamente. Então consegui chegar no percentual e peso esperados depois de todo o trabalho feito nos EUA. Depois disso, entrei bem em campo e tento melhorar. Acredito que nos momentos decisivos posso ajudar o Corinthians – afirmou o goleiro, confiante.
A base física e a técnica já apurada fizeram Cássio deslanchar novamente, naquela que considera a sua melhor fase desde a conquista do Mundial de Clubes, em 2012. A semana passada foi especialmente generosa com o corintiano: além de uma grande partida contra o San Lorenzo, pela Libertadores, defendeu pênalti crucial de Rogério Ceni na vitória de domingo passado sobre o São Paulo.

Nisso, entram as estatísticas. Cássio é um dos maiores beneficiados de um departamento que colhe dados precisos de todos os adversários do Corinthians. O goleiro sabia de cor as últimas cobranças de Rogério, e sabia da possibilidade de ele tentar uma bomba no meio do gol. A bola explodiu em sua perna e não entrou.
– Eles veem o posicionamento do time no jogo, passam os lances do jogo anterior que eu fiz. Cruzamentos, escanteios, pênaltis. Há vídeos da parte ofensiva dos adversários. Pênalti eles mostram mais detalhadamente, o jeito que o jogador vai para a bola, onde bateu os últimos pênaltis. É mais detalhado. O resto é composto por vídeos de escanteios, faltas, quem bate de fora da área... – explicou Cássio.
Não à toa, ele é o único que não tem participado do rodízio de atletas proposto por Tite nos primeiros meses do ano – tanto para evitar desgaste, quanto para colocar o elenco inteiro em ritmo de jogo. Mesmo com a equipe reserva, Cássio deve participar do jogo contra o São Bernardo, nesta quarta-feira, pelo Paulistão.

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir