Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-03-2015

Posso incluir despesas da minha esposa na declaração de IR?
Dúvida do internauta: Minha esposa está como minha dependente na declaração de Imposto de Renda. Nós dois temos planos de saúde separados, ainda que eu pague integralmente o valor. Posso incluir esses gastos na minha declaração de IR?
Posso incluir despesas da minha esposa na declaração de IR?
Foto: www.msn.com

Resposta de Vanessa Miranda*:

Sim. No caso de inclusão da sua esposa como dependente, todas as despesas, rendimentos, assim como bens, direitos e dívidas devem ser informados na declaração do titular. Assim, o plano de saúde pago pela sua esposa será dedutível em sua declaração, uma vez que ela constará como sua dependente.

Contudo, no caso de plano de saúde familiar, o contribuinte que for o titular de plano de saúde não pode deduzir, ainda que tenha pago, os valores referentes à esposa e aos filhos quando estes declararem em separado, já que somente são dedutíveis os valores pagos a planos de saúde de pessoas físicas consideradas dependentes perante a legislação do imposto de renda e incluídas na declaração na qual constou o dependente.

*Vanessa Miranda é gerente de tributos diretos da Thomson Reuters no Brasil. Com atuação global, a Thomson Reuters é um provedor líder mundial de soluções e informações inteligentes para empresas e profissionais.

Fonte: www.msn.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir