Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-03-2015

Pilotos falam em respeito e apoiam holandês em imbróglio com
Companheiros de profissão consideram legítima atuação de Giedo Van der Garde. Justiça dá novamente ganho de causa ao piloto, e Nasr segue ameaçado
Pilotos falam em respeito e apoiam holandês em imbróglio com
Foto: globoesporte.globo.com

A polêmica envolvendo o piloto Giedo Van der Garde e a Sauber também repercutiu entre os demais pilotos da Fórmula 1. Às vésperas do início da temporada, em Melbourne, alguns nomes apoiaram o companheiro de profissão. Jenson Button, por exemplo, afirmou que a decisão de retirar o holandês da equipe não envolveu "questões de segurança" e disse estar decepcionado com a defesa da escuderia, já que o advogado apontou a tese que seria imprudente entregar o carro ao piloto, já que ele nunca dirigiu o modelo 2015 e correria sérios riscos.

- O que me surpreende mais são os comentários da Sauber dizendo que é uma questão de segurança com ele dirigindo o carro. É uma vergonha que eles tenham ido nesta direção. Porque a segurança é sempre uma preocupação do automobilismo. Pessoalmente, ele dirigir o carro não é uma questão de segurança e acho injusto usar isso contra Giedo - disse Jenson Button, da Mclaren, ao canal "Sky Sports".

Piloto da Force India, Sergio Perez também fez coro e apoiou a posição assumida por Van der Garde nas últimas semanas. Ele considerou a decisão de ir até a Justiça justa e falou que holandês também precisa ser respeitado.

- Essa não deve ser a forma das pessoas tratarem os pilotos. Eles precisam respeitar os pilotos. Um piloto pode ser bem poderoso. Estamos trabalhando aqui. Precisamos deste trabalho e desta carreira. Não é justo quando as pessoas não estão tratando você da forma que deveriam - disse.
Nico Hulkenberg, ex-piloto da Sauber e atualmente na Force India, também fez coro com o colega de equipe. Ele considerou que o holandês está apenas lutando pelos seus direitos.

- Eu acho que é justo o que ele está fazendo. Está apenas lutando por aquilo que merece e que lhe prometeram - disse Hulkenberg.

O brasileiro Felipe Massa, por sua vez, já havia expressado sua consternação com a situação que envolveu sua antiga equipe. Ele considerou triste esse tipo de problema logo no início da temporada.

- É muito triste ver este tipo de coisa acontecendo a apenas alguns dias da primeira corrida. Eu não fico feliz, principalmente pelo que a equipe está fazendo, assinar com três pilotos para o campeonato. Um deles tinha um contrato e, em seguida, eles assinam com outros dois. Eu me sinto muito triste. É estranho. Não é bom para o esporte - declarou o piloto da Williams.
A confusão mantém a participação do brasileiro Felipe Nasr na abertura da temporada ameaçada. A Justiça australiana negou nesta quinta-feira o recurso da Sauber e mais uma vez deu ganho a Giedo van der Garde, garantindo o holandês no GP da Austrália que acontecerá no próximo domingo. Com a decisão, a escuderia suíça terá de optar entre o brasileiro e o sueco Marcus Ericsson qual será o seu segundo piloto.

Sem mais tempo para novo apelo, a Sauber terá de ser bem rápida na escolha, o que possivelmente acontecerá já durante o dia, em face da realização dos primeiros treinos livres, que acontecerão na sexta.
Lembre o caso
Nasr fora confirmado na equipe em novembro para ser o companheiro de Ericssson. Piloto reserva em 2014, Van der Garde tinha compromisso formal de passar a titular este ano. Inconformado por ter sido preterido, o holandês entrou com recurso na Justiça, e a Suprema Corte de Victoria concedeu-lhe ganho na quarta-feira. Em resposta, a Sauber formalizou apelo, considerado sem efeito na manhã desta quinta pela justiça australiana.

Destaque na GP2, Felipe Nasr foi contratado como titular pela Sauber em novembro de 2014. Antes, era piloto de testes da Williams. Giedo van der Garde, por sua vez, pilotou uma das Caterham em 2013, sem pontuar em nenhum dos 19 GPs que participou. Sua melhor colocação foi o 14º lugar na Hungria.

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir