Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-03-2015

Volkswagen suspende contratos de 250 operários em Taubaté, S
Layoff tem início a partir desta terça-feira (17) na unidade da cidade. Segundo sindicato, medida atinge diversos setores da montadora.
Volkswagen suspende contratos de 250 operários em Taubaté, S
Foto: g1.globo.com

A unidade da Volkswagen em Taubaté (SP) suspende temporariamente os contratos de trabalho (layoff) de 250 funcionários a partir desta terça-feira (17). De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a medida atinge diversos setores e os dois turnos de produção da empresa.
Segundo o sindicato, a montadora alegou que a medida foi necessária para adequar a produção à demanda do mercado. A multinacional produz no Vale do Paraíba os modelos Gol, Voyage e Up!, empregando cerca de cinco mil trabalhadores.

O layoff pode se estender por até cinco meses e, segundo o sindicato, deve atingir o grupo de trabalhadores que já está em férias coletivas desde o dia 23 de fevereiro e que tinha o retorno previsto para sexta-feira (13).
O sindicato diz que o retorno dos trabalhadores que tiverem os contratos suspensos pode ser antecipado, a partir do segundo mês, de acordo com o cenário econômico do país. Não foi feito acordo de estabilidade após a volta da categoria às atividades. No período, os empregados terão assegurado o pagamento do Programa de Lucros e Resultados (PLR) e salário integral.

Férias Coletivas
Além do layoff, a unidade de em Taubaté (SP) vai colocar 4,2 mil funcionários – praticamente todo efetivo da fábrica – em férias coletivas a partir do dia 30 de março. O pedido foi protocolado junto ao sindicato da cidade na sexta-feira.
De acordo com a entidade, os trabalhadores devem ficar afastados das atividades até o dia 20 de abril. A empresa, que conta com cerca de cinco mil funcionários na cidade, não informou ao sindicato as áreas que serão atingidas pela medida. A Volkswagen preferiu não comentar o layoff e as férias coletivas concedidas na unidade de Taubaté.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir