Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-03-2015

Exército da Nigéria recupera importante cidade controlada pe
Bama estava há seis meses sob o poder dos terroristas
Exército da Nigéria recupera importante cidade controlada pe

O exército nigeriano arrebatou do grupo terrorista Boko Haram a cidade de Bama, um importante enclave do norte do país controlado pelos terroristas há seis meses, informaram fontes militares.

As tropas nigerianas entraram em Bama na tarde de segunda-feira, no marco de uma ofensiva lançada pela Nigéria e outros países africanos aliados contra os terroristas, que mataram 15.000 pessoas desde 2009, informou nesta terça-feira (17) o jornal "Premium Times".

Bama, a segunda maior cidade do estado de Borno, foi tomada pelo Boko Haram no dia 11 de setembro do ano passado.

Alguns residentes, em sua maioria mulheres e crianças que tentaram fugir quando os terroristas tomaram o controle da cidade, morreram de fome e sede.

Além disso, o Boko Haram decapitou alguns homens, segundo os moradores. A vitória sobre Bama aconteceu após o avanço dos militares nigerianos no mês passado, no marco de uma operação conjunta de tropas do Chade, Camarões e Níger.

A ofensiva foi lançada no último mês de janeiro, mas tomou corpo nas últimas semanas, depois que o governo pediu o adiamento das eleições presidenciais - previstas para fevereiro - para o próximo dia 28 de março com o objetivo de intensificar os esforços para derrotar os jihadistas.

Na semana passada, o exército expulsou o Boko Haram de outros dois convulsos estados do norte, Adamawa e Yobe, deixando Borno como o único onde os radicais mantêm sua presença.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir