Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-03-2015

Após derrubada de vetos, prefeito de Porto Alegre se licenci
José Fortunati pediu afastamento e criticou vereadores pedetistas e a base. Fortunati disse, no entanto, que licença não significa desfiliação partidária.
Após derrubada de vetos, prefeito de Porto Alegre se licenci
Foto: g1.globo.com

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, anunciou na manhã desta terça-feira (17) que está se licenciando do PDT gaúcho. As duas derrubadas consecutivas de vetos a projetos de lei na Câmara Municipal foram decisivas para o afastamento. Fortunati afirmou que vai se afastar da legenda até o fim da sua gestão na administração municipal, mas que isto não significa desfiliação partidária. A situação, segundo o prefeito, é irrevogável.
"Tenho enfrentado sérios problemas com a bancada do PDT na Câmara. Vereadores que se ausentam, que votam contra, alguns que fazem oposição. Se meu partido não consegue dialogar, se eles preferem uma outra orientação, não tenho por que me manter ligado. Por isso estou me licenciando", afirmou o prefeito em entrevista à Rádio Gaúcha.
Nesta segunda-feira (16), os vereadores de Porto Alegre derrubaram os vetos do prefeito José Fortunati ao projeto que estabelece a obrigatoriedade do serviço de ar-condicionado nos ônibus da capital gaúcha e à proposta que cria 14 áreas de interesse social destinadas a moradias populares. Parte da bancada do PDT, além de partidos aliados, ajudaram nas decisões do parlamento municipal. Fortunati afirma que vai recorrer. "Essa foi a gota d’água", resumiu, ao comentar os vetos derrubados.
O prefeito criticou vereadores pedetistas e a base governista. Sem citar nomes, disse que alguns só pensam em reeleição e não formam a sustentação necessária para a administração. "O que não dá é que alguns vereadores queiram estar no governo, queiram indicar nomes para cargos no governo, e na hora de acompanhar tenham comportamento de oposição", argumentou.
O licenciamento anunciado por José Fortunati não significa, segundo ele próprio, a desfiliação partidária. "Simplesmente estou me licenciando para evitar qualquer especulação sobre novos partidos. Prefiro me manter neutro sobre qualquer questão partidária", disse. "Tenho um ano, nove meses e 15 dias de administração ainda. Essa é minha única preocupação, meu único compromisso agora", acrescentou.
A cúpula do PDT gaúcho já marcou uma reunião da executiva para tentar convencê-lo a permanecer na legenda. No entanto, o prefeito disse que não irá participar do encontro. "Conversei com o presidente Pompeu (de Mattos) ontem (segunda) e percebi que ele não acreditou muito. Bom, obviamente nesse momento a decisão está tomada", completou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir