Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-03-2015

Dengue chega a 22.675 casos em Sorocaba
Desse total, 4.195 estão confirmados por exame laboratorial e 18.480 tiveram avaliação clínica positiva
Dengue chega a 22.675 casos em Sorocaba
Foto: www.cruzeirodosul.inf.br

O número de notificações de dengue subiu 77,4% no período de uma semana e a Secretaria de Saúde já contabiliza 22.675 casos da doença na cidade neste ano. Destes, 4.195 estão confirmados por exame laboratorial e 18.480 são tratados como dengue por avaliação clínica do paciente. No balanço semanal da secretaria, mais uma pessoa idosa morreu vítima da doença - totalizando seis óbitos confirmados - e outros quatro aguardam exames feitos pelo Instituto Adolfo Lutz.

A divulgação dos dados da dengue foi feita nesta quarta com algumas ressalvas pelo secretário de Saúde, Francisco Antônio Fernandes. Isso porque como desde o início desta semana todos os pacientes notificados passam por exame laboratorial para confirmação da doença no 6º dia de sintomas, o número total pode ser menor. "Temos um índice de positividade entre os pacientes que fizeram exame laboratorial de 52%, nos doentes tratados ambulatorialmente, e de 75% entre os pacientes internados." Se o índice se mantiver como registrado até agora, o volume real de pessoas contaminadas pela doença está em torno de 15 mil. "A obrigação da Secretaria de Saúde é tratar os suspeitos. Esse número é oficial e deve ser divulgado sim, mas com critério."

Por conta disso, e da lentidão -- apontada pela equipe de saúde -- do sistema do governo federal destinado à notificação de casos, a Prefeitura já cogita a divulgação de número de doentes com dengue, na cidade, a cada 15 dias. Isso porque, segundo Daniela Valentim dos Santos, diretora da Vigilância em Saúde, o levantamento dos casos em Sorocaba é feito na contagem um a um. Para resolver o problema, está sendo desenvolvido pela equipe do Parque Tecnológico de Sorocaba um sistema específico para cadastramento dos casos na cidade.

O grande número de casos ainda se concentra na região centro-norte da cidade, com destaque para os bairros Nova Esperança (1.717 casos), Nova Sorocaba (1.644) e Lopes de Oliveira (1.617), que juntos somam 25% dos doentes da cidade. Mineirão (1.172), Vila Angélica (1.127), Vila Fiori (1.116), Barcelona (1.070) e Jardim Maria do Carmo (1.006) também aparecem como regiões com mais de mil casos registrados desde o início do ano. Segundo Fernandes, algumas outras regiões que até semanas atrás estavam com poucos casos, começam a registrar doentes, como o Éden (412) e Cajuru (169).

Internação e mortes

Um total de 328 pacientes com diagnóstico de dengue precisaram de internação desde o início de janeiro, sendo 17 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Foram 26 os que apresentaram sinais hemorrágicos da doença (qualquer tipo de sangramento). Do total dos internados, 196 foram confirmados com dengue, 54 descartados e 78 aguardam resultado de exame. Segundo o secretário de Saúde, essa diferença entre os números dos confirmados e dos notificados acontece por que a doença tem sintomas bem semelhantes a outros quadros virais, como a gastroenterite aguda, dor no corpo, dor de cabeça, febre, vômitos e diarreia.

No total, seis pessoas já morreram em Sorocaba vítimas da dengue, quatro do sexo feminino e duas do sexo masculino. Dessas, com exceção do primeiro caso - uma mulher de 57 anos - todos tinham mais de 60 anos de idade. Foram três mortes entre moradores da zona oeste, dois da zona norte e um da zona leste. Entre os óbitos que aguardam confirmação pelo Instituto Adolfo Lutz, dois foram descartados pelo laboratório municipal (de um jovem de 29 anos e uma jovem de 17 anos) e outros dois tiveram exames positivos na cidade - de uma mulher de 59 anos e de um homem de 69 anos.

Fonte: www.cruzeirodosul.inf.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir