Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-03-2015

Justiça condena deputado Tiririca por paródia a Roberto Carl
Deputado terá que pagar indenização por ter usado indevidamente a melodia da música "O Portão"
Justiça condena deputado Tiririca por paródia a Roberto Carl
Foto: www.diario24horas.com.br

A estratégia de conseguir votos acabou saindo caro para o deputado federal Tiririca. Também conhecido pelo seu trabalho como humorista na televisão brasileira, o político decidiu fazer uma paródia de "O Portão", música de Roberto e Erasmo Carlos, em sua campanha eleitoral no ano passado, mas a Justiça de São Paulo o condenou, e levou o Partido da República (PR) junto na medida que exige pagamento de indenização.

A sentença, emitida no dia 13 de março, partiu do juiz Márcio Teixeira Laranjo, da 21ª Vara Cível de São Paulo. Ele afirmou que "é de rigor reconhecer a ofensa ao direto autoral, pelo uso e transformação de composição sem autorização".

Foram decididos, em primeira instância, a proibição dos réus de utilizarem a canção e o pagamento de indenização - cujo valor ainda não foi divulgado - à editora EMI Songs, detentora dos direitos patrimoniais.

Além da música, Tiririca imitou Roberto Carlos na TV para pedir votos e cantou uma paródia da música, que dizia "Eu votei, de novo eu vou votar/Tiririca, Brasília é o seu lugar".

Apesar da apropriação de imagem indevida, a campanha parece ter surtido o efeito desejado, já que o humorista foi reeleito deputado federal por São Paulo, após conquistar mais de 1 milhão de votos, sendo o segundo mais votado do estado.

À Folha de São Paulo, o advogado de Tiririca, Ricardo Vita Porto, disse que vai entrar com um recurso contra a decisão. "Se precisarmos de autorização para fazer imitação de um artista, estaremos num cenário nebuloso. Isso coloca em risco a liberdade de expressão", revelou.

Aos 49 anos de idade, Tiririca foi o segundo deputado federal mais votado da história do Brasil, atrás somente de Enéas Carneiro, mostrando o tamanho de sua popularidade. Como cantor, sua canção mais famosa é "Florentina", lançada em 1996.

Com informações do portal "A Tarde"

Fonte: www.diario24horas.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir