Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-03-2015

Vacinação contra HPV é intensificada nas escolas de Casimiro
Objetivo é aumentar o número de jovens recebendo a imunização. Estudante deve ter autorização dos pais por escrito para ser vacinada.
Vacinação contra HPV é intensificada nas escolas de Casimiro
Foto: g1.globo.com

Meninas entre 9 e 13 anos de Casimiro de Abreu, interior do Rio, estão sendo vacinadas nas escolas do município contra o HPV. Uma campanha da cidade, que foi intensificada esta semana, está levando profissionais de saúde para os colégios com o intuito de aplicar a primeira dose do medicamento nas jovens. Para que a vacina seja aplicada é necessário que a menina esteja com a autorização dos pais registrada por escrito. A segunda dose deve acontecer seis meses depois da primeira, no mês de setembro. Cinco anos após a primeira dose, a menina deve tomar ainda a terceira dose, a de reforço.
A meta inicial da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 80% do público alvo. "É importante que os responsáveis saibam que a prevenção precoce é a melhor maneira de protegê-las contra o câncer de colo de útero", disse o secretário de Saúde, Edson Mangefesti.
O Papillomavirus, o HPV, é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer de colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.

A vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, ela é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir